10 menus secretos do Google Chrome para você conhecer

10 menus secretos do Google Chrome para você conhecer

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 22 de Março de 2022 às 18h20
Canaltech/Felipe Freitas

O Chrome Flags, com funções experimentais, é um dos menus secretos mais conhecidos do Google Chrome. No entanto, as telas escondidas do navegador não param por aí: com uso de comandos na barra de pesquisas, é possível acessar funções do aplicativos e usar atalhos.

Para acessar cada menu do Chrome, basta digitar “chrome://” e o respectivo comando em seguida. Muitas funções escondidas são voltadas para ajudar desenvolvedores com informações específicas, mas existem atalhos que facilitam o dia a dia de usuários regulares. Confira uma lista com o Chrome Flags e outros comandos interessantes para o navegador!

1. Chrome://flags

Use o Chrome Flags para acessar funções experimentais (Captura de tela: André Magalhães)

Como já foi mencionado anteriormente, o Chrome Flags é uma área escondida com funções experimentais do Google Chrome. Como alguns recursos ainda passam por testes, só é possível utilizados pelo Flags, antes que sejam disponibilizados de forma nativa no navegador. Entre os destaques, é possível ativar um modo de leitura e o uso da GPU para rasterização de conteúdo da web.

2. Chrome://bookmarks

Abra o gerenciador de favoritos do Chrome (Captura de tela: André Magalhães)

Esse caminho abre o gerenciador de favoritos no seu navegador. Dessa forma, é possível organizar os seus links salvos em pastas ou remover conteúdos que não são mais necessários. A mesma tela também pode ser acessada pelo comando Ctrl + Shift + O (Command + Option + O, no Mac).

3. Chrome://accessibility

Acesse recursos de acessibilidade das abas abertas (Captura de tela: André Magalhães)

Essa tela exibe os recursos internos de acessibilidade do Chrome e das páginas abertas. É possível encontrar informações sobre HTML e recursos ativos de acessibilidade nas suas abas em execução, além de permitir a alteração de alguns modos do navegador.

4. Chrome://settings

Acesse as configurações do navegador com o comando Chrome://settings (Captura de tela: André Magalhães)

Use esse comando para abrir a tela de configurações do Google Chrome. Nesse espaço, existem recursos para gerenciar senhas e privacidade, limpar cookies, sincronizar conta do Google e procurar por atualizações do navegador.

5. Chrome://extensions

Gerencie as suas extensões do Chrome (Captura de tela: André Magalhães)

Essa tela exibe todas as extensões instaladas no seu navegador. Além das opções para desinstalar, também há a possibilidade de atualizar os plugins e inserir extensões de fontes externas à loja do Chrome.

6. Chrome://crashes

Acesse um resumo de erros do Chrome (Captura de tela: André Magalhães)

Seu navegador travou sem nenhuma explicação? Digite o comando “Chrome://crashes” na barra de pesquisa para acessar um histórico de erros do Chrome. A tela exibe a data e hora da falha, inclui um contexto de falha local para desenvolvedores e permite enviar detalhes do erro para análise.

7. Chrome://downloads

Acesse seus downloads mais recentes (Captura de tela: André Magalhães)

Use esse comando para acessar a sua lista de downloads. A tela exibe os conteúdos baixados recentemente e inclui uma barra de pesquisa para localizar arquivos. Os downloads também podem ser acessados com o atalho Ctrl + J no teclado (Command + Shift + J, no Mac).

8. Chrome://apps

Instale e use aplicativos pelo Chrome (Captura de tela: André Magalhães)

Esse atalho é utilizado para exibir todos os web apps instalados no seu Google Chrome. Alguns aplicativos podem ser instalados e executados pelo próprio navegador, mas em uma janela separada. Use essa tela para localizar todas as instalações.

9. Chrome://version

Leia detalhes sobre a versão instalada do Chrome (Captura de tela: André Magalhães)

Essa tela traz detalhes importantes sobre a versão instalada do Chrome. Além do número de atualização, é possível encontrar variações, a versão do JavaScript, local de instalação no seu computador e informações sobre o sistema operacional.

10. Chrome://whats-new

Acesse as novidades do Chrome (Captura de tela: André Magalhães)

Atualizou o Chrome? Você pode abrir a tela What’s New para conferir um resumo com as novidades. Esse espaço é normalmente exibido após uma instalação ou atualização, mas pode ser acessado a qualquer momento com o comando na barra de pesquisa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.