Publicidade

Google Chrome avisa sobre restrição a bloqueadores de anúncios

Por  | 

Compartilhe:
Charles Deluvio/Unsplash
Charles Deluvio/Unsplash

O Google começou a notificar usuários usuários de que algumas extensões do navegador Google Chrome serão desativadas em breve. A medida afeta vários bloqueadores de anúncios, incluindo o uBlock Origin (uBO), um dos mais populares para bloquear publicidade. Ainda não há data confirmada para que a limitação aconteça. 

A ação faz parte da estratégia do Google de mudar o protocolo para hospedar extensões no navegador com o novo padrão Manifest V3. Ferramentas no padrão antigo, Manifest V2, serão descontinuadas por não aderirem às práticas recomendadas pela plataforma.. Em agosto, o Google começou a alertar os usuários, por meio do navegador, sobre a futura desativação da extensão uBO. Relatos de outros avisos também foram feitos por usuários

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por hora, ainda é possível instalar o componente, mas é preciso atenção porque a atualização de protocolos do projeto tem previsão de começar a valer a partir de junho de 2025. 

Recomendações

O Google sugere o uso de outros bloqueadores de anúncios, mas eles podem apresentar um desempenho inferior em comparação às extensões mais conhecidas.

Além disso, recomenda-se a migração para um bloqueador de anúncios compatível com o Manifest V3, a nova base de código para extensões que promete melhor desempenho e proteção.

A equipe do uBO comunicou que não realizará uma transição automática para sua versão mais simplificada, o uBlock Origin Lite. No entanto, recomenda-se a utilização dessa alternativa, embora ela possa não ser tão eficaz em determinados computadores e sites.

Veja outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Melhores Celulares até 2500 reais de 2024 | Motorola, Realme ou Samsung?

Continua após a publicidade