Google Chrome avisa sobre restrição a bloqueadores de anúncios
Por Emanuele Almeida |

O Google começou a notificar usuários usuários de que algumas extensões do navegador Google Chrome serão desativadas em breve. A medida afeta vários bloqueadores de anúncios, incluindo o uBlock Origin (uBO), um dos mais populares para bloquear publicidade. Ainda não há data confirmada para que a limitação aconteça.
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A ação faz parte da estratégia do Google de mudar o protocolo para hospedar extensões no navegador com o novo padrão Manifest V3. Ferramentas no padrão antigo, Manifest V2, serão descontinuadas por não aderirem às práticas recomendadas pela plataforma.. Em agosto, o Google começou a alertar os usuários, por meio do navegador, sobre a futura desativação da extensão uBO. Relatos de outros avisos também foram feitos por usuários
Por hora, ainda é possível instalar o componente, mas é preciso atenção porque a atualização de protocolos do projeto tem previsão de começar a valer a partir de junho de 2025.
Recomendações
O Google sugere o uso de outros bloqueadores de anúncios, mas eles podem apresentar um desempenho inferior em comparação às extensões mais conhecidas.
Além disso, recomenda-se a migração para um bloqueador de anúncios compatível com o Manifest V3, a nova base de código para extensões que promete melhor desempenho e proteção.
A equipe do uBO comunicou que não realizará uma transição automática para sua versão mais simplificada, o uBlock Origin Lite. No entanto, recomenda-se a utilização dessa alternativa, embora ela possa não ser tão eficaz em determinados computadores e sites.
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