Firefox terá novidade para evitar travamentos e reduzir consumo de RAM

Firefox terá novidade para evitar travamentos e reduzir consumo de RAM

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2021 às 14h02
Divulgação/Mozilla

Que atire a primeira pedra a pessoa que não use várias abas simultâneas em 2021. Embora seja um recurso útil, as múltiplas guias podem causar lentidão e travamentos, além de ser uma devoradora de memória RAM. É justamente para tentar amenizar esse problema que a Mozilla pretende fazer ajustes nas futuras versões do Firefox.

A meta é trazer uma experiência de navegação estável, sem frustrações, como ocorre quando o navegador trava exatamente na hora crucial do seu trabalho. Na versão de testes mais recente do Firefox (Nightly), há uma funcionalidade automatizada de eliminação de guias da memória quando os recursos do computador estão no pico. A ideia é que algumas delas sejam suspensas para evitar um travamento completo.

O recurso, por enquanto, está em fase de testes no Firefox Nightly (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

O Firefox usará métricas próprias para construir uma pontuação de desempenho para cada guia em execução: quando o sistema começa a ficar sem memória, a que tiver pontuação mais alta será posta em espera. Ao entrar nesse modo de hibernação, o site continuará aberto, mas a navegação será suspensa de imediato. Quando a guia for clicada novamente, a navegação será retomada e outra página colocada em espera, se necessário.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Esse é um recurso parecido com as Sleeping Tabs (Guias Adormecidas, em português), do Microsoft Edge, que põe em modo de dormência as páginas que não estão em uso para otimizar o desempenho da máquina.

Melhoria de memória

A adição chegou na versão 91 e, segundo a Mozilla, "descarrega automaticamente as guias para evitar que o aplicativo trave devido à memória insuficiente quando a memória disponível do sistema está baixa". Segundo a organização, “a próxima aba a ser descarregada é escolhida com base em múltiplos atributos”, sendo possível identificar quais estão neste estado por meio da opção "Unloads".

Para testar a novidade, é preciso habilitá-la nas opções avançadas. Veja como fazer:

Passo 1: Abra o Firefox Nightly e digite este comando na barra de endereços about:config

Clique no botão "Aceitar o risco e continuar" para prosseguir (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Passo 2: Na caixa de pesquisa, cole este código browser.tabs.unloadOnLowMemory

Passo 3: Clique nas setinhas invertidas para trocar de "False" para "True"

Quando clicar nas setas, o recurso será ativado (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Passo 4: Agora é só reiniciar o navegador e pronto. Para desativar, repita os passos e troque de "True" para "False" novamente.

Conforme os desenvolvedores, qualquer pessoa que execute um sistema com 8 GB ou menos de RAM será beneficiada. Quem desejar manter o controle manual das guias pode desabilitar a configuração — que estará em um local bem mais acessível do que o atual—, embora isso não seja recomendado para quem tem computadores mais modestos.

O Firefox já tinha extensões para executar esta função, como o Dormancy e o Suspend Background Tabs, no intuito de liberar memória das guias não usadas que precisavam permanecer abertas.

A expectativa é de essa novidade chegar ainda no Firefox 93 estável, previsto para ser lançado nas próximas semanas. Embora tenha levado algum tempo para surgir como algo nativo, trata-se de uma notícia excelente para usuários do navegador.

Fonte: GHacks  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.