Firefox lança navegador com foco em VR e AR para desenvolvedores

Por Wagner Wakka | 04 de Abril de 2018 às 14h46
Captura
Tudo sobre

Mozilla

A Mozilla anunciou na última terça-feira (3) o Firefox Reality, a nova proposta de browser com foco em headsets de realidade virtual e aumentada. Em comunicado oficial, a empresa disse que o produto é uma melhoria do já navegador padrão que foi combinado à tecnologia do Servo, um motor de web experimental da Mozilla.

Recentemente a empresa adicionou o time do Servo no time Mixed Reality, ou time com foco em desenvolvimento de realidade virtual e aumentada. Com isso, o time Servo conseguiu usar a performance do Firefox com novo design e tecnologias para interatividade com redes imersivas.

“Acreditamos que o futuro da web estará fortemente entrelaçado com a realidade virtual e aumentada, e que o futuro viverá através dos navegadores. É por isso que estamos construindo o Firefox Reality”, explica Sean White, chefe da divisão de pesquisa e desenvolvimento da Mozilla.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A empresa ainda lançou um vídeo em que mostra como que o navegador vai funcionar. Em um sistema semelhante a uma projeção na tela, o usuário vai usar um controle para escolher os botões e descer a leitura. A apresentação mostra um joystick em tela usando um HTC Vive Focus.

INSIRA O TEXTO OU APAGUE ESSA LINHA!

Apesar do vídeo com o headset da Valve, a empresa diz que o navegador estará disponível primeiramente apenas para os modelos Daydream, da Google, e o Gear VR, da Samsung. “O Firefox Reality foi desenhado e projetado especificamente para a próxima geração de headsets VR e AR independentes, mas durante o desenvolvimento inicial nosso código-fonte também será executado no modo de desenvolvedor nos dispositivos Daydream e Gear VR”, explica o engenheiro de pesquisas em realidades virtuais e aumentada da Mozilla.

Nas próximas semanas, a empresa promete abrir o processo de design de esboços ao desenvolvimento do produtor para headsets, mostrar imagens do aparelho funcionando em outros headsets, apresentar novas capacidades do Reality para artistas designers e desenvolvedores, explicar sobre APIs e integração com o Servo, e novas ferramentas de voz e gestos que podem ser usadas na plataforma.

White ainda ressalta que o Reality será a primeira plataforma de open source para realidade mista. “Assim como o Firefox para o desktop, todo o Firefox Reality é open source”, enfatizou. Todo código-fonte do Reality já está disponível na página da empresa no GitHub.

Fonte: Mozilla

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.