Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox apresenta novo visual "Proton" para Windows, macOS e Ubuntu

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Março de 2021 às 17h35

Link copiado!

Divulgação/Mozilla
Divulgação/Mozilla
Tudo sobre Mozilla

Após anos com a mesma aparência, um novo visual está chegando para o Mozilla Firefox em Windows, Mac e Ubuntu. A versão repaginada, chamada de Proton, pode chegar no Firefox 89, previsto para 18 de maio de 2021.

O redesenho do Proton terá impacto muito além dos aprimoramentos visuais e deve trazer uma nova experiência de navegação. Serão reformuladas as barras de endereços e de guias, o menu principal (apelidado carinhosamente de hambúrguer, em razão das três linhas paralelas), opções de personalização e outras introduções.

Continua após a publicidade

Possivelmente ainda haverá novos recursos disponíveis, mas já deu para sentir um gostinho das novidades. É importante ressaltar que, por se tratar de uma versão de testes, tudo ainda pode mudar antes do lançamento final. As capturas de tela foram feitas no Windows, mas há uma galeria com prints do app para Mac e Ubuntu ao fim da matéria.

Reformulação geral

O menu “hamburger” agora será inteiramente baseado em texto e sem ícones, novidade que facilita o acesso a opções mais usadas e torna o visual mais limpo. Por outro lado, a interface fica menos amigável, o que não deve ser um problema para quem já usa o navegador.

Continua após a publicidade

A nova barra de endereços ficou um tanto diferente. Ela está maior e mais arredondada, mas mantém as mesmas funcionalidades — a ideia é facilitar para quem usa dispositivos com recursos de toque na tela. Os atalhos para adicionar aos Favoritos ou salvar no Pocket ainda estarão lá quando um endereço for carregado.

Já a barra de menus mudou bastante para torná-la mais limpa. As opções de voltar ou avançar uma página agora são quadrados com cantos arredondados, em vez de circunferências. Saíram de cena os ícones da “Home”, do histórico de navegação, menus de contexto e downloads recentes.

Todas as opções removidas dos menus ainda podem ser configuradas manualmente se o usuário quiser. Dá para inserir os atalhos para navegação anônima, controles de zoom, salvar páginas e dezenas de outros atalhos para deixar o browser mais próximo ao gosto do utilizador.

Continua após a publicidade

Guias mais separadas 

A maior novidade fica por conta do menu de abas ou guias, como preferir. Em vez de se integrar à barra de endereços, como é hoje, a guia selecionada ficará dentro de uma “caixinha”, delimitando mais claramente a diferença entre as áreas. Esta é uma mudança cosmética, mas também pensada para quem usa a interface de toque, pois dá uma aparência de “botão”.

Quando há mídia tocando em segundo plano, a guia se ajusta para informar que há conteúdo sendo reproduzido, como no caso de vídeos no YouTube. A alteração torna essa informação mais visual, pois até agora ela era marcada por um ícone de alto falante exibido no título da aba do conteúdo.

Continua após a publicidade

Personalizar a “Nova Guia” continua possível, tendo novas opções de customização de forma acessível e simples. Quem desejar algo mais apurado, basta selecionar as opções avançadas no pé do menu. É possível ajustar quais sites serão mostrados, os atalhos, dicas do Firefox e toda a atividade recente.

Confira a seguir a galera com imagens do Firefox 89 Proton para MacOS e Ubuntu 20.04 LTS:

Como testar a nova versão?

Continua após a publicidade

O primeiro passo é baixar o Firefox Beta, Developer ou Nightly, pois somente eles são compatíveis com a versão Proton. Feito isso, é necessário seguir o tutorial abaixo para habilitar tudo

Passo 1: digite about:config na barra de endereço do Firefox

Passo 2: confirme na janela pop-up que você terá cuidado com as alterações

Passo 3: busca por browser.proton.enabled e coloque a opção em TRUE

Continua após a publicidade

Passo 4: reinicie o Firefox Beta, Developer ou Nightly para ativar a alteração.

Após isso, você não vai notar nenhuma diferença. Isso porque ainda é necessário ativar as novas opções uma a uma. Digite os endereços abaixo, marque a opção “Booleana” e clique na setinha para ativar. Vamos lá:

  • Digite browser.proton.tabs.enabled para as novas guias
  • Digite browser.proton.appmenu.enabled para o novo menu baseado em texto
  • Digite browser.proton.urlbar.enabled para a nova barra de endereços
  • Digite browser.proton.toolbar.enabled para a nova barra de ferramentas
  • Digite browser.proton.contextmenus.enabled para os novos menus de contexto
Continua após a publicidade

Por fim, para conferir o design de guias reformulado, pesquise a configuração browser.newtabpage.activity-stream.newNewtabExperience.enabled e habilite-a da mesma forma que fez com as anteriores.

Pronto, agora é só reiniciar novamente o navegador para que todas as alterações tenham efeito.

Testou o novo layout do Firefox 89? Conte o que achou das novidades.

Fonte: OMG Ubuntu