Visual do Firefox deve passar pela maior modificação em anos em 2021

Por Felipe Junqueira | 08 de Janeiro de 2021 às 13h00
Divulgação/Mozilla

O Firefox deve ter a maior reformulação em muitos anos em algum ponto de 2021, possivelmente por volta de maio. A Mozilla já trabalha no redesign do navegador, chamado Pronton, e as versões beta devem começar a mostrar mudanças a qualquer momento.

Infelizmente, ainda não existe nenhuma imagem para nos propiciar uma espiadinha no novo desenho do browser, mas já podemos ter uma ideia do que ficar de olho para as alterações. A Mozilla publicou uma página de meta bugs no Bugzilla para manter uma espécie de lista de tarefas das novidades.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na checklist, é possível ver que os desenvolvedores trabalham em mudanças na barra de endereço e das abas, no menu principal do Firefox, nas barras de informações, menus de informações (doorhangers) e de contexto e nos modais. Pode ser que mais coisa seja repensada, mas por enquanto essas são as mudanças listadas.

Quem usa o Firefox na versão beta, desenvolvedor ou Nightly pode ativar uma opção para ver as primeiras novidades assim que forem liberadas em alguma atualização. A versão estável, obviamente, vai demorar mais para ver qualquer alteração.

Quando?

Não há nenhum cronograma para que as primeiras novidades cheguem a alguma versão de teste do Firefox. O Proton está previsto para chegar à versão estável em 18 de maio de 2021, quando será lançado o Firefox 89. A data ainda pode mudar, pois é apenas uma previsão inicial.

Caso você tenha um dos betas instalados em sua máquina, pode fazer os passos abaixo para ativar a opção e ver qualquer mudança assim que chegar a algum update do navegador.

Como ativar?

Reforçando que as etapas a seguir vão apenas ativar a opção para que o seu Firefox Beta, Developer ou Nightly exiba novidades Proton no momento em que uma dessas versões tiver qualquer teste do redesenho.

Passo 1: digite about:config na barra de endereço do Firefox

Passo 2: confirme na janela pop-up que você vai ter cuidado com as alterações que fará.

Passo 3: busca por browser.proton.enabled e coloque a opção em TRUE.

Passo 4: reinicie o Firefox Beta, Developer ou Nightly para ativar a alteração.

Fonte: Bugzilla (via Ghack)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.