Como corrigir o erro dns_probe_finished_nxdomain no Chrome

Como corrigir o erro dns_probe_finished_nxdomain no Chrome

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 05 de Agosto de 2022 às 08h00
André Magalhães/Canaltech

O erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN é um dos problemas mais comuns em navegadores como o Google Chrome. Normalmente, essa mensagem é exibida quando uma URL é digitada de forma incorreta, mas também pode ser causado por outros problemas envolvendo a sua conexão e até mesmo o domínio do site.

O que é o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

O erro é exibido quando há um problema ao acessar um domínio. A função do Domain Name System (DNS) é de localizar o endereço de um site e convertê-lo para o endereço IP, de forma que ninguém precise memorizar e digitar os números. Quando há um problema em identificar a URL e localizar o domínio, a página não é carregada e o Chrome exibe a mensagem de erro.

Mensagem com o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN no Chrome (Captura de tela: André Magalhães)

É importante ressaltar que esse problema não é exclusivo do Google Chrome e pode ser encontrado com outros nomes nos demais navegadores. Outros aplicativos podem apenas informar que houve um problema ao conectar com o servidor, sem o código DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

Quer saber como corrigir esse erro? Confira algumas possíveis soluções!

1. Verifique se o endereço está correto

Muitas vezes, o erro pode ser resolvido de forma simples: basta apenas digitar o endereço do site de forma correta. Algum pequeno deslize de digitação pode ocasionar no problema de domínio e exibir a mensagem no Chrome.

Portanto, antes de avançar para as configurações avançadas da sua rede, confirme a URL ou pesquise pelo nome do site no Google para acessá-lo.

2. Limpe o cache do DNS

Caso o problema persista, vale a pena fazer uma limpeza no cache local do DNS. Alguns arquivos temporários salvos em seu computador podem estar causando erros na hora de localizar e carregar algumas páginas, especialmente com endereços desatualizados. Para esse procedimento, siga os passos:

  1. No Windows, pesquise pelo Prompt de Comando e execute o programa como administrador;

    Acesse o Prompt de Comando (Captura de tela: André Magalhães)
  2. No prompt, digite “ipconfig/flushdns” sem as aspas e pressione “Enter”;

  3. Aguarde a conclusão do comando e tente acessar a página novamente no Chrome.

    Limpe o cache DNS para tentar resolver o problema (Captura de tela: André Magalhães)

3. Altere o seu servidor DNS

Caso utilize o servidor padrão de DNS oferecido pelo seu provedor de internet, vale a pena explorar alternativas: essas opções podem causar lentidão, oferecer domínios desatualizados e até mesmo apresentar falhas de segurança. ODNS público do Google é uma escolha muito popular, que pode resolver esses erros e ainda aumentar a velocidade do carregamento de páginas.

Insira um novo endereço de servidor DNS no computador (Captura de tela: André Magalhães)

Para alterar o servidor DNS, é necessário abrir as configurações de rede do seu dispositivo ou roteador. As explicações detalhadas podem ser encontradas nesse artigo.

4. Desative serviços de VPN e antivírus

Um firewall ou uma VPN podem interferir no funcionamento do navegador e no carregamento das páginas, causando o erro de domínio. Para checar se essa é a origem do problema, desative serviços de VPN, antivírus ou proxy e tente abrir a página novamente, sem o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN.

5. Restaure o Chrome para as configurações iniciais

Nada resolveu? Nesse caso, vale a pena restaurar o Chrome para a configuração padrão, removendo qualquer ajuste que possa ter gerado o erro. Abra as configurações do navegador, clique em “Restaurar e limpar” e selecione “Restaurar configurações para os padrões originais”.

Siga o caminho para redefinir todas as preferências do Chrome (Captura de tela: André Magalhães)

6. Confirme se não há um problema com o domínio

Por fim, ainda existem as situações em que o problema não é local, e sim algum erro relacionado ao domínio do site. Pode estar desatualizado, ter sofrido alguma atualização recente ou apresentar um problema interno, por exemplo.

Confirme o domínio do site (Captura de tela: André Magalhães)

Sites como o whatsmydns.net permitem fazer essa consulta. Digite o endereço do site na busca e veja se o domínio atual corresponde ao endereço IP.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.