Chrome: como agrupar abas em grupos personalizados

Por Matheus Bigogno Costa | 22 de Maio de 2020 às 15h00
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Na última terça-feira (19), o Google anunciou as mudanças do Chrome 83 que, além de oferecer mais privacidade para os usuários, agora conta com a função que permite a criação de grupos para as abas abertas no navegador.

Esta nova função permite que os usuários que trabalham com inúmeras abas abertas no Google Chrome possam se organizar melhor e criar um layout para encontrá-las facilmente. Para ter acesso a este recurso, basta apenas atualizar o navegador para a versão Chrome 83.

Confira neste tutorial como atualizar o Google Chrome e criar grupos para as abas abertas no seu navegador. A mudança está sendo liberada gradualmente, então, caso você tenha atualizado o navegador e ainda não tem acesso, não se preocupe, você poderá habilitar a função manualmente.

Chrome: como atualizar o navegador

Passo 1: abra o Google Chrome, clique no menu de “Três pontos” no canto superior direito. Com o menu aberto, clique em “Ajuda” e, em seguida, clique na opção “Sobre o Google Chrome”.

Clique no ícone de "Três pontos", selecione "Ajuda" e, em seguida, selecione "Sobre o Google Chrome" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: espere o Google Chrome verificar se existem atualizações a serem feitas. Após a atualização ser concluída, o navegador será automaticamente inicializado.

Espere o navegador verificar se há atualizações a serem feitas (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: o navegador está atualizado para a versão 83.

O seu navegador já foi atualizado para a versão 83 (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Chrome: como criar grupos para as abas do navegador

Passo 1: acesse as abas do Google Chrome normalmente. Para criar os grupos, basta apenas clicar com o botão direito do mouse em cima delas e selecionar a opção “Adicionar ao novo grupo”.

Clique com o botão direito do mouse em cima de uma aba e selecione a opção "Adicionar ao novo grupo" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: feito isso, clique no ícone que foi gerado ao lado desta aba para dar um nome e selecionar a cor deste grupo. Todas as abas no interior deste grupo terão a mesma cor.

Clique no ícone ao lado do grupo, dê um nome para ele e escolha uma cor (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Dica: você ainda pode criar uma nova guia dentro do grupo, desagrupar, fechar e até mover este grupo para uma nova janela.

Passo 3: para adicionar outras abas que já foram abertas neste grupo, basta apenas clicar com o botão direito do mouse sobre elas, selecionar a opção “Adicionar a um grupo existente” e selecionar o grupo.

Para adicionar outra aba, clique com o botão direito do mouse, clique em "Adicionar a um grupo existente" e selecione o grupo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: agora esta aba fará parte do grupo que você criou.

Agora esta aba estará dentro do grupo que você criou (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Chrome: como habilitar manualmente a função

Passo 1: se você atualizou o Google Chrome e, ainda assim, não conseguiu acessar a função de criar grupos para as abas, pode habilitar manualmente a função. Basta acessar na barra do navegador “chrome://flags” e fazer uma pesquisa pela função “Tab Groups”.

Abra a aba de desenvolvimento do Chrome e procure pela função "Tab Groups" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: abra a aba de opções e selecione a função “Enabled”.

Troque a opção "Default" para "Enabled" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: com a nova mensagem, clique em “Relaunch” para que o navegador seja inicializado e as mudanças aplicadas. Feito isso, você poderá acessar a função de criar grupos para as abas do seu navegador.

Clique em "Relaunch" para reiniciar o navegador e ter acesso a nova função (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode atualizar o Google Chrome e ter acesso a nova função que permite criar grupos para as abas que estão abertas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.