Publicidade

Chrome 81 traz navegação por gestos do Android para os Chromebooks

Por| 07 de Abril de 2020 às 20h15

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

O Chrome 81 já está entre nós, com algumas novas funcionalidades interessantes, a exemplo de compatibilidade com NFC e realidade aumentada, otimização da segurança e bloqueio automático de notificações.

Outra boa novidade é a chegada da navegação por gestos semelhantes ao Android 10 para o modo tablet do Chrome OS, incluindo outros ajustes para otimizar a experiência em telas sensíveis de máquinas mais novas, como o Lenovo Chromebook Duet, previsto para maio.

A navegação por gestos está disponível para tablets Chromebook e os conversíveis 2 em 1 mais comuns. Agora, para abrir a tela da Home do dispositivo basta deslizar o dedo de baixo para cima.

Continua após a publicidade

Você também pode ver todas as janelas e aplicativos abertos com um gesto semelhante. Deslize para cima na parte inferior da tela e segure no final do movimento e verá uma visão geral das janelas e aplicativos em execução no seu Chromebook, com a possibilidade de “pinar” o objeto.

Para voltar à página anterior, é só passar rapidamente o dedo da esquerda para direita.

Continua após a publicidade

As prateleiras também foram redesenhadas “para oferecer mais espaço na tela para janelas e aplicativos”, diz o Google. Agora, quando você estiver no modo tablet, poderá acessar seus aplicativos fixados e outros programas em execução na “Prateleira Rápida”, apenas deslizando rapidamente na parte inferior do display.

Mais espaço para a tela PiP e navegação web aprimorada

Continua após a publicidade

Para quem gosta de minimizar a tela de vídeos enquanto realiza outras tarefas, o Google aumentou o tamanho da janela picture-in-picture em todos os aplicativos da Google Play Store no Chromebook. Ou seja, os conteúdos do YouTube, Amazon Prime Video, Hulu e outros terão uma exibição mais ampla enquanto você faz outras coisas.

A última grande alteração do Chrome 81 para os Chromebooks é a experiência otimizada de navegação, que estará disponível a partir do Lenovo Chromebook Duet. Uma nova caixa de contagem, entre a barra superior de busca e das configurações, mostra o número de abas abertas.

Ao tocar nela, será possível mostrá-las lado a lado, permitindo visitá-las ou reorganizá-las, apenas arrastando para a ordem preferida. A ideia é que essa funcionalidade esteja disponível para todas as máquinas com Chrome OS muito em breve.

Continua após a publicidade

Tudo isso começa a funcionar no Chrome 81, que já pode ser atualizado nesta terça-feira (7), em ambiente desktop. Isso acontece automaticamente, mas se você quiser adiantar, é só clicar nos três pontinhos do navegador, no canto superior direito e selecionar “Ajuda>Sobre o Google Chrome”. Depois disso, é só baixar a nova versão e reiniciar o browser.

Fonte: Google