Publicidade

Chrome 81 deve trazer compatibilidade com NFC e Realidade Aumentada

Por| 15 de Fevereiro de 2020 às 16h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

A cada atualização do Google Chrome são esperadas novidades. Na atual versão estável, de número 80, lançada no início do mês, os usuários da plataforma foram contemplados com uma ferramenta para gestão de cookies, além das tradicionais implementações de segurança e correções de bug.

Com a versão 81 sendo disponibilizada no canal beta, os inscritos no programa identificaram novas e importantes novidades para a futura atualização: suporte ao Web NFC e também à realidade aumentada através do WebXR Hit Test API.

O padrão WebXR está presente na plataforma desde a versão 79, porém até então um pouco limitada a mapeamento e localização. Já no beta teste da futura atualização é possível perceber um amadurecimento dos recursos, possibilitando que desenvolvedores utilizem a câmera do dispositivo para exibir corretamente os objetos virtuais em superfícies horizontais e verticais.

Continua após a publicidade

NFC e realidade aumentada andam de mãos dadas

Há tempos o Google trabalha para integrar cada vez mais os apps da web com as aplicações nativas do dispositivo. A versão 81 do Chrome promete dar mais um passo importante nessa trajetória com a implementação do NFC.

Caso os testes sejam concluídos com sucesso, a compatibilidade das aplicações web com o NFC permitirá criar mundos interativos de realidade aumentada e interagir com tags ou objetos do mundo real, sendo muito útil também em museus, exposições, organização de inventários e disponibilização de informações em locais públicos, por exemplo.

Continua após a publicidade

O Chrome 81 está na fase de testes beta e sua versão estável deve ser lançada no próximo mês. Além das novidades citadas, essa versão também deve ser liberada com uma reformulação da ferramenta de segurança que avisa os usuários sobre downloads mal-intencionados.

Fonte: AndroidPolice