Publicidade

Chrome 102 traz botão inteligente e reordenação de guias com teclado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Maio de 2022 às 16h32

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

O Google lançou o Chrome 102, a nova versão estável do seu navegador, que conta com muitos recursos voltados para desenvolvedores. A principal adição são ferramentas para aprimorar a construção de aplicativos da web, com possibilidades amplas de uso.

Para o usuário, a mudança mais visível é o atalho inteligente adicionado na barra de endereços do Chrome 102 para Android. O ícone direciona para funcionalidades como pesquisa por voz, compartilhamento de link/página ou abertura de uma nova guia, conforme o seu uso mais recorrente.

Continua após a publicidade

É possível trocar a funcionalidade ao pressionar o botão por alguns segundos. Ele já havia aparecido para algumas pessoas na versão anterior, mas agora parece estar liberado para mais gente.

Reordenação de guias

Uma novidade voltada para o usuário do Chrome no desktop é a possibilidade de ordenar guias do navegador apenas com o teclado, sem a necessidade do mouse. Você já podia avançar ou retroceder em uma guia, mas agora é possível reposicioná-las da maneira como quiser.

Continua após a publicidade

Embora o recurso já existisse no Linux há algum tempo, onde as pessoas costumam fazer tudo pelos comandos, agora os usuários do Windows e macOS poderão tirar vantagem disso. Para mover uma guia, é preciso pressionar CTRL + Shift + PgUp (avançar) ou PgDn (recuar). No Mac, a ideia é a mesma, porém você deve apertar CTRL + Shift + Fn e a seta para cima ou para baixo.

Lojas online mais seguras

Uma das poucas mudanças realmente voltadas para o usuário é o oferecimento de mais informações sobre lojas online nunca visitadas antes. O objetivo é entregar acesso rápido às classificações de compradores logo na tela de informações da página, à esquerda da barra de endereço.

Continua após a publicidade

Este é um recurso que ainda não foi 100% implementado para todos, mas que parece ter evoluído na versão 102. Aqui no Brasil, é provável que leve mais alguns meses para ser lançado, porque há restrições comerciais regionais a serem solucionadas. O próprio sistema de avaliação de lojas ainda não está funcional por essas bandas, então é preciso ser paciente.

Quem não teve isso adicionado ao Chrome 102 até pode tentar ativar um sinalizador, embora nem sempre funcione. Digite: chrome://flags/#page-info-about-this-site, e veja se funciona para você — aqui no Canaltech não deu certo.

Aplicativos da web no desktop

Para quem precisa trabalhar com programas rodando direto no navegador, o Chrome 102 trouxe melhoria para executá-los pelo desktop. A ideia é deixá-los com um funcionamento similar aos apps nativos.

Continua após a publicidade

O navegador vai permitir que você possa permitir que um aplicativo da web edite fotos salvas na máquina ou seja configurado como o executor padrão de vídeos, por exemplo. Para isso, basta localizar o programa na caixa de diálogo "Abrir com" do Windows. Essa mudança vai dispensar a necessidade de arrastar e soltar arquivos, embora dependa dos desenvolvedores para ser funcional.

Além disso, a API de navegação foi liberada para todos para permitir o uso do robusto método de interceptação de navegação. Isso significa que esses aplicativos da web de página única devem ficar mais rápidos de acessar, pois não precisarão recarregar totalmente o site quando você trocar de uma guia para outra.

Controle de slides em videochamadas

Por fim, as apresentações de slides ficarão mais fáceis com essa mudança oferecida pelo Chrome. Você poderá ir para a lâmina seguinte ou voltar para o anterior na janela da própria reunião, sem precisar retornar à apresentação toda hora.

Continua após a publicidade

O ajuste deve facilitar muito a vida de quem precisa exibir várias guias do Chrome ao mesmo tempo e acaba se perdendo em qual está a apresentação. Por enquanto, ainda não é algo totalmente funcional, mas está acessível na versão 102. Se você quer ter um gostinho do funcionamento, pode testá-lo em uma página criada pelo Google especialmente para demonstrar o recurso.

Como dito no início do texto, a maioria das introduções deve facilitar a vida dos desenvolvedores, mas isso não significa que o usuário não será beneficiado. Conforme os profissionais otimizam suas soluções, quem usa o Chrome 102 (e concorrentes) será beneficiado progressivamente.

Fonte: Google