10 ótimas extensões para o seu Google Chrome

Por Muni Perez

O Chrome é o navegador mais popular do mundo e sua fama se explica pelas suas milhões de funcionalidades. Além de estar disponível para vários dispositivos, seja o desktop com Windows ou Mac e smartphones e tablets com Android e iOS, ele conta com milhares de extensões criadas para a versão desktop que proporcionam todo tipo de funcionalidade.

Selecionamos nesta lista 10 ótimas extensões para o navegador do Google para facilitar a sua vida e ajudar a fazer mais no dia a dia. Confira!

1. Ballloon

Chrome Ballloon

O Ballloon oferece uma maneira muito simples de enviar conteúdo para os principais serviços de armazenamento na nuvem. Se quiser salvar uma foto no OneDrive ou Google Drive, por exemplo, basta clicar com o botão direito na imagem e selecionar o serviço desejado. Isso economiza o trabalho de salvar o arquivo e enviá-lo individualmente para a nuvem.

Faça download na Chrome Web Store

2. Permanent Clipboard

Chrome Permanent Clipboard

Copiamos e colamos conteúdo o tempo inteiro. No entanto, se você copia algo e depois copia um segundo conteúdo, obviamente o primeiro será perdido. Com o Permanent Clipboard você tem esse conteúdo armazenado em uma lista cronológica. O melhor? Tudo é sincronizado na nuvem, então você tem esse conteúdo disponível em todos os seus computadores.

Faça download na Chrome Web Store

3. Videostream para o Chromecast

Videostream é uma ótima extensão para o envio de conteúdo para o Chromecast. Tendo o dispositivo plugado na TV, basta você abrir a extensão e arrastar e soltar o arquivo de vídeo que deseja reproduzir no dongle do Google.

Faça download na Chrome Web Store

4. Force Background Tab - Links em segundo plano

Quando clicamos em um link externo, normalmente ele é aberto em uma segunda aba e ela ganha o foco - o navegador sai de onde você estava e pula para a nova página. No entanto, muitas vezes não queremos esse comportamento para não perder o foco do que estávamos fazendo. Uma solução é apertar a tecla CTRL (ou Command no Mac) enquanto clica em um link, ou o botão do meio do mouse. Mas você também pode instalar a extensão Force Background e todos os links serão abertos em segundo plano naturalmente, sem que nada precise ser feito.

5. Floating YouTube e Panelizer

Chrome Floating YouTube

Floating YouTube transforma qualquer vídeo do YouTube em uma janela flutuante e assim você pode continuar assistindo enquanto faz alguma outra coisa.

Floating YouTube - faça download na Chrome Web Store

Agora, legal mesmo é o Panelizer - não, não é algo relacionado a panela e sim a "panel", painel em inglês. Essa extensão transforma qualquer site em um pequeno painel na parte inferior da janela. Com isso, você consegue, por exemplo, assistir à Netflix enquanto navega pela internet.

Chrome Panelizer

É importante destacar que para que a Panelizer funcione como um painel no rodapé é necessário ativar a funcionalidade nas configurações do Chrome. Após instalar a extensão, abra uma nova aba, digite "chrome://flags", pesquise por "panels" e ative o item correspondente. Reinicie o Chrome e pronto, basta clicar no ícone novo que aparece e digitar um endereço para transformar em painel.

Panelizer - faça download na Chrome Web Store

6. Linkclump

Chrome Linkclump

Se você lê muito na internet e navega por diversos sites, provavelmente clica em muitos links para lê-los depois. O Linkclump facilita esse trabalho, pois com ele você marca todos os links que deseja e, após concluir a seleção, a extensão abre todos eles de uma única vez. Claro que se forem muitos links o navegador vai demorar um pouco, mas mesmo assim economiza tempo.

Faça download na Chrome Web Store

7. OneTab e The Great Suspender

Chrome OneTab

Se você abriu vários links com a extensão acima e agora está cheio de abas ativas no Chrome, o OneTab veio na hora certa. Você já deve saber que abas abertas consomem memória do computador e afetam significativamente o desempenho - e, no geral, a maioria delas só permanece aberta porque você vai "ler em algum momento".

Para resolver isso, recomendamos a OneTab, que é realmente bacana: ela pega todas as suas abas e coloca em uma única lista e fecha tudo o que está aberto. Claro que o que você tinha não foi perdido, fica tudo nessa página, que pode ser compartilhada, e ainda vem com um código QR para você abrir facilmente em outro lugar.

Chrome Great Suspender

Já o The Greater Suspender funciona de maneira um pouco diferente, mas serve o mesmo propósito. Ao invés de fechar abas inativas, essa extensão as suspende e elimina o processo da memória. Com isso, o Chrome não consome todos os recursos do seu computador. Ela conta com diversas opções para que as abas sejam suspensas na hora certa e você pode configurar tempo de inatividade, se uma aba não deve ser suspensa, etc.

OneTab - faça download na Chrome Web Store

The Great Suspender - faça download na Chrome Web Store

8. Magic Actions for Youtube

Magic Actions para o YouTube melhora significativamente a experiência de uso da plataforma. Com ele você pode configurar para que vídeos sejam sempre reproduzidos em HD, em modo tela larga, modo cinema em que todo o resto da tela escurece, tira screenshot com um clique, bloqueia propagandas, etc. A lista é bem grande e, se você utiliza muito o YouTube, vale a pena explorar todas as funcionalidades.

Faça download na Chrome Web Store

9. Pushbullet

Chrome Pushbullet

Com a extensão do Pushbullet para o Chrome você consegue transferir, com uma enorme facilidade, conteúdo para todos os seus outros dispositivos. É possível enviar fotos, links e mensagens entre seus aparelhos com Windows, Android e iOS e também para amigos utilizando o serviço em apenas poucos cliques e tudo fica sincronizado na nuvem.

Se você ainda não conhece o Pushbullet, leia nosso review do aplicativo.

Faça download na Chrome Web Store

10. Pocket

Chrome Save to Pocket
Chrome Pocket

Pocket é um excelente serviço para a organização dos seus links. Ele está disponível tanto para dispositivos móveis como também para os desktops em uma versão web e em duas ótimas extensões para o Chrome. A ideia aqui é que ele sincroniza todos os seus dados de navegação com a nuvem e as páginas salvas são transferidas para os dispositivos para leitura offline. As extensões para o navegador do Google permitem salvar links no Pocket rapidamente e também dá acesso a tudo o que foi armazenado.

Pocket - faça download na Chrome Web Store

Save to Pocket - faça download na Chrome Web Store

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.