Publicidade

Lente de contato inteligente carrega bateria à distância e detecta glaucoma

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/XPANCEO
Divulgação/XPANCEO

A XPANCEO, companhia que promete revolucionar tecnologias de computação, apresentou três novos protótipos de lentes de contato durante a MWC 2025. O objetivo deles é trazer novas informações sobre o estado de saúde dos olhos, e até identificar algumas doenças, como o glaucoma. 

Para isso, as lentes têm sensores intraoculares alimentados por meio de carregamento totalmente sem fio e à distância — ou seja, com transferência de energia através do ar.  

Um dos protótipos mostrados pela XPANCEO reconhece dados corporais diretamente por meio de fluidos das lágrimas. A lente usa nanopartículas para permitir o monitoramento de alta sensibilidade de métricas como glicose, além de hormônios como o cortisol, estradiol, estrona, progesterona, testosterona, vitaminas, B1, B2, B3, E e D. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

XPANCEO apresentou diversas tecnologias em lentes

Outro conceito mostrado pela empresa permite o gerenciamento não invasivo do glaucoma, via aplicativo de smartphone. Segundo a companhia, é possível obter medidas “instantâneas e altamente precisas”, bem antes de serem percebidas perdas significativas de visão. 

Além disso, a XPANCEO também tem uma solução que aplica a realidade aumentada para mostrar conteúdos imersivos diretamente nas lentes. Em vez de utilizar imagens externas, como acontecia em gerações passadas, agora as lentes contam com um microdisplay integrado para mostrar elementos previamente disponíveis apenas por meio de headsets. 

Há ainda outra lente inteligente, que usa uma antena de transmissão de dados sem fio para repassar informações diretamente de si mesma para os smartphones. 

Por enquanto, os conceitos da XPANCEO não passam de um possível olhar para o futuro, mas sem aplicações imediatas. Afinal, os protótipos ainda não têm previsão de comercialização, e provavelmente estão a anos de distância de um lançamento. 

A Apple está entre as maiores empresas também com interesse nesse campo, com o desenvolvimento de um sistema que mede níveis de glicose por meio do Apple Watch. 

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech:

Conheça os fones de ouvido Huawei Freebuds Pro 4: