Publicidade

Cavaleiros do Zodíaco: morre Nobuo Yamada, voz original de Pegasus Fantasy

Por  | 

Compartilhe:
Macacaosapao/Wikipedia Creative Commons
Macacaosapao/Wikipedia Creative Commons

O cantor japonês Nobuo Yamada, conhecido mundialmente como NoB e eternizado como a voz do tema Pegasus Fantasy de Os Cavaleiros do Zodíaco, morreu na sexta-feira passada (9), aos 61 anos. A notícia foi confirmada nesta quarta-feira (13) pelos canais oficiais do artista no Japão.

Yamada lutava contra um câncer nos rins há oito anos e, em 2024, foi diagnosticado também com um tumor cerebral. Mesmo com a saúde fragilizada e expectativa inicial de apenas cinco anos de vida, seguiu se apresentando e gravando novas músicas. Seu último show, em formato acústico e intimista, ocorreu no fim de junho deste ano. Pouco antes, em junho, sua banda Daida Laida havia lançado o EP Justice in 2025.

No dia 29 de junho de 2025, fez sua última postagem nas redes sociais: uma foto com fãs em frente ao restaurante Abinko-tei, em Osaka.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Nobuo Yamada deixa um legado que atravessa gerações, consolidando-se como um dos nomes mais marcantes do hard rock japonês e da música de anime. O funeral será restrito a familiares e amigos próximos, mas uma cerimônia pública está sendo planejada para que os fãs possam despedir-se.

Trajetória ligada aos Cavaleiros do Zodíaco

Nobuo Yamada tornou-se ícone pop ao gravar Pegasus Fantasy e Blue Forever para Saint Seiya, em 1986, quando liderava a banda Make-up ao lado de Hiroaki Matsuzawa. O grupo teve quatro álbuns lançados antes de encerrar atividades em 1987, retornando brevemente em 2009.

Antes disso, Yamada já tinha participado de projetos de destaque no hard rock japonês, como o disco solo de Munetaka Higuchi (Loudness) e o grupo M’tFuji. Ao longo da carreira, também formou as bandas Grand-Prix e Daida Laida, além de investir em trabalhos solo a partir de 1993.

A partir dos anos 2000, NoB ampliou sua presença na cultura pop, participando de eventos de anime pelo mundo, incluindo várias passagens pelo Brasil desde 2007. Também deixou sua marca nas trilhas de séries tokusatsu, como Mahou Sentai Magiranger (2005), GoGo Sentai Boukenger (2006), Tensou Sentai Goseiger (2010), Kaizoku Sentai Gokaiger (2011) e Kamen Rider Amazons (2016–2018).

Sua ligação com Saint Seiya se manteve viva em trabalhos como a música Never para o filme Prólogo do Céu (2004), a nova versão de Pegasus Fantasy para Saint Seiya Ω (2012) e uma faixa exclusiva para o game Saint Seiya Awakening (2020). Em 2022, participou de um concerto especial da série em Paris.

Leia mais:

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*