Metade dos brasileiros ainda não conhece serviços de música via streaming

Por Redação | 17 de Julho de 2014 às 12h05

Você utiliza algum serviço de música no celular? Se sim, seja bem vindo à metade dos internautas brasileiros que usa serviços mundialmente conhecidos, como Spotify, Deezer e Rdio para curtir suas músicas favoritas no dispositivo móvel. O fato é que a outra metade simplesmente não utiliza ou não conhece aplicativos de streaming musical em seus smartphones. Quem revela tais resultados é a Opinion Box, que elaborou uma pesquisa em parceria com o Mobile Time.

Para compor a pesquisa, foram entrevistados durante o mês de junho 1.484 internautas, respeitando a distribuição geográfica, faixa etária e renda mensal desse grupo no Brasil.

Foi constatado que os apps de streaming de música ainda precisam melhorar sua forma de divulgação e mudar a mentalidade do consumidor brasileiro para que ouvir música pelo celular torne-se algo tão ou mais natural que ouvir suas bandas favoritas em MP3.

Os resultados mostram que 55% dos entrevistados preferem ter as músicas para ouvir no computador ou no carro, enquanto 45% aceitariam acessá-las online. Levando em consideração o grupo que afirmou, no início da pesquisa, conhecer os serviços de streaming, 53% disseram que preferem ter suas trilhas guardadas em MP3, contra 47% que revelaram estar aptos a acessar um aplicativo de streaming. Quem nunca ouviu falar de tais serviços é mais desconfiado: 57% preferem guardar as músicas no computador, contra 43% que disseram topar acessá-las online.

Outra investigação da pesquisa procurou saber em que aparelho os usuários costumam ouvir música. O computador ficou em primeiro lugar, com 79,2%, seguido pelo celular (75,8%), rádio (67,9%), CD player (48,2%), TV (44,6%), MP3 player (34,8%), tablet (18,7%) e vitrola (3,4%). Era permitido marcar mais de uma opção no questionário. Somente 1% dos entrevistados disse não costumar ouvir música.

Dos 75,8% que usam o celular pra ouvir canções, apenas 30,7% usam apps de streaming. Entre os serviços, o Deezer é o mais popular, seguido por Spotify, Rdio e SoundCloud, respectivamente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.