Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Metade dos brasileiros ainda não conhece serviços de música via streaming

Por| 17 de Julho de 2014 às 12h05

Link copiado!

Metade dos brasileiros ainda não conhece serviços de música via streaming
Metade dos brasileiros ainda não conhece serviços de música via streaming

Você utiliza algum serviço de música no celular? Se sim, seja bem vindo à metade dos internautas brasileiros que usa serviços mundialmente conhecidos, como Spotify, Deezer e Rdio para curtir suas músicas favoritas no dispositivo móvel. O fato é que a outra metade simplesmente não utiliza ou não conhece aplicativos de streaming musical em seus smartphones. Quem revela tais resultados é a Opinion Box, que elaborou uma pesquisa em parceria com o Mobile Time.

Para compor a pesquisa, foram entrevistados durante o mês de junho 1.484 internautas, respeitando a distribuição geográfica, faixa etária e renda mensal desse grupo no Brasil.

Foi constatado que os apps de streaming de música ainda precisam melhorar sua forma de divulgação e mudar a mentalidade do consumidor brasileiro para que ouvir música pelo celular torne-se algo tão ou mais natural que ouvir suas bandas favoritas em MP3.

Continua após a publicidade

Os resultados mostram que 55% dos entrevistados preferem ter as músicas para ouvir no computador ou no carro, enquanto 45% aceitariam acessá-las online. Levando em consideração o grupo que afirmou, no início da pesquisa, conhecer os serviços de streaming, 53% disseram que preferem ter suas trilhas guardadas em MP3, contra 47% que revelaram estar aptos a acessar um aplicativo de streaming. Quem nunca ouviu falar de tais serviços é mais desconfiado: 57% preferem guardar as músicas no computador, contra 43% que disseram topar acessá-las online.

Outra investigação da pesquisa procurou saber em que aparelho os usuários costumam ouvir música. O computador ficou em primeiro lugar, com 79,2%, seguido pelo celular (75,8%), rádio (67,9%), CD player (48,2%), TV (44,6%), MP3 player (34,8%), tablet (18,7%) e vitrola (3,4%). Era permitido marcar mais de uma opção no questionário. Somente 1% dos entrevistados disse não costumar ouvir música.

Dos 75,8% que usam o celular pra ouvir canções, apenas 30,7% usam apps de streaming. Entre os serviços, o Deezer é o mais popular, seguido por Spotify, Rdio e SoundCloud, respectivamente.