Spotify, Rdio e Deezer: conheça os três serviços de música no Brasil

Por Anderson Nascimento

Os serviços de streaming de músicas vieram para ficar. Além dos já conhecidos Rdio e Deezer, recentemente o Brasil recebeu o Spotify, que promete fazer um bom duelo com a concorrência pela preferência dos usuários. Todos eles possuem um acervo muito grande de canções e podem ser usufruídos gratuitamente para aqueles que não gostam de pagar pelo entretenimento sonoro.

No entanto, diante de tantas opções (ainda podemos falar do TuneIn e do Grooveshark) qual a melhor escolha na hora de organizar suas músicas favoritas e ouvi-las de onde quiser e em qualquer ocasião? Quem oferece o melhor serviço? Para responder a essas perguntas e tirar suas dúvidas sobre qual a opção tem mais a ver com você, realizamos uma breve análise desses três principais serviços presentes no Brasil. É só conferir os parágrafos a seguir.

Spotify: o melhor para quem não quer gastar nada

Para começar vamos falar sobre o recém-chegado ao mercado brasileiro: o Spotify. O serviço de streaming da empresa possibilita que qualquer usuário, mesmo que não seja assinante de uma conta Premium, possa ouvir o acervo de mais de 30 milhões de músicas. Porém, a principal desvantagem dos que utilizam o serviço gratuitamente em relação aos assinantes Premium é que eles precisam se deparar com anúncios, tanto em áudio como em banners no serviço para PC e Mac. Além disso, nos aplicativos para dispositivos móveis iOS e Android, não é possível que o utilizador gratuito escolha a própria sequência na hora de ouvir uma playlist, visto que só existe o player para reprodução aleatória.

No entanto, a vantagem do Spotify em relação à concorrência são as suas várias extensões que possibilitam que o serviço fique ainda mais atrativo e divertido na hora de descobrir uma nova playlist ou recomendações. Com extensões como o Lazyfy, BBC Player, Billboard Top Charts e Rolling Stone, é possível que o usuário encontre sugestões elaboradas por produtores musicais ou simplesmente deixe com que eles se encarreguem de apresentar músicas de acordo com o seu gosto musical.

O Spotify disponibiliza músicas para serem ouvidas em modo offline, mas este recurso está presente apenas para usuários Premium. Aliás, para fazer o upgrade é necessário desembolsar US$ 5,99 por mês. Muito em breve a empresa disponibilizará a cobrança em reais, no valor de 14,90.

Rdio: para quem quer ouvir música em uma variedade de dispositivos

O Rdio já é bem conhecido do público brasileiro, afinal foi ele o primeiro entre os três que desembarcou aqui no Brasil. E por já ser mais conhecido que os outros, pode se adaptar melhor o mercado daqui. Isso é evidente quando se nota um acervo maior, ou pelo menos com mais sucessos, de música brasileira que o Spotify, por exemplo, que acabou de chegar por aqui.

O serviço está disponível para usuários iOS, Android, BlackBerry e Windows Phone, além de contar com versões para PC, Mac e web. Essa é uma enorme vantagem já que não restringe a sua utilização por não funcionar em alguns dispositivos, como o Spotify. Com o Rdio é mais prático pausar, reproduzir ou mudar de música com atalhos que podem ser utilizados no próprio teclado, sem a necessidade de recorrer ao mouse.

O catálogo do Rdio chega a mais de 25 milhões de faixas, um pouco menor do que a concorrência. Outra desvantagem do Rdio é o fato dos usuários gratuitos só poderem aproveitar o serviço sem pagar nada por apenas seis meses. No entanto, neste período o ouvinte não é importunado por anúncios e banners dentro de seus aplicativos. Após o término do prazo gratuito, o usuário precisa fazer a assinatura que custa R$ 14,90 mensais.

Deezer: ideal para quem quer ser Premium por muito pouco

O Deezer possui uma interface muito limpa e atraente. É fácil encontrar uma música desejada e organizá-la em playlists, por exemplo. O serviço francês também possui um acervo gigantesco com mais de 30 milhões de músicas, muitas delas distribuídas em playlists prontas e estações de rádio temáticas.

O streaming ainda disponibiliza a conexão com o Facebook e o Last.fm para a interação com artistas e usuários. Para os usuários gratuitos, o serviço conta com anúncios, mas que não chegam a incomodar tanto. Por aqui, já são mais de dois milhões os ouvintes que utilizam o plano grátis da empresa francesa. Para quem quer eliminar os anúncios e se tornar assinante Premium, o Deezer cobra taxas mensais de R$ 14,90, assim como os concorrentes, mas é possível ainda encontrar ofertas que derrubam o valor para R$ 7,49.

Ao contrário do que o Spotify oferece, o Deezer não dispõe de aplicações totalmente integradas ao ser serviço. Eles existem, porém são externas e acabam se conectando ao aplicativo de uma forma um tanto artificial.

Agora é só escolher qual tem a sua cara e começar a usar!

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