Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema viário subterrâneo de Elon Musk pode não ser tão seguro; entenda

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Setembro de 2021 às 16h15

Link copiado!

Reprodução/ The Boring Company/ Twitter
Reprodução/ The Boring Company/ Twitter

Poucos vão se lembrar, mas Elon Musk sempre disse que queria construir uma espécie de circuito de túneis subterrâneos para transportar as pessoas. Esse sonho do peculiar bilionário da tecnologia foi transformado em realidade e está em funcionamento em um pequeno trecho na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Chamado de The Loop, o sistema trabalha apenas com carros elétricos da Tesla, todos certificados e comandados pela The Boring Company, outra empresa criada por Musk. Olhando de fora, não tem como dar errado, certo?

Eis que, em junho, um carro externo (que não era um Tesla) invadiu o The Loop e conseguiu percorrer uma boa parte do percurso de 18 quilômetros do Vegas Loop, como é chamado o sistema da cidade. Esse incidente colocou a segurança de todo o túnel em xeque, já que ele é programado para funcionar como se fosse um metrô, com estações e tempo estimado de chegada e partida dos veículos. O motorista, claro, foi gentilmente convidado a se retirar da frota.

Desse modo, com uma falha gritante de segurança, não apenas as operações atuais ficam questionadas, mas também os planos futuros da empresa de acionar o AutoPilot dentro desse túnel para levar as pessoas. Hoje, os carros que atuam no Vegas Loop possuem um condutor e trafegam pelo percurso em alta velocidade, fazendo com que a experiência seja bem superior a de um metrô.

Continua após a publicidade

Segundo informações apuradas pelo TechCrunch, o sistema de segurança do The Loop custou cerca de US$ 53 milhões. Com essas falhas, os planos de aumentar a capacidade de carros em atuação de 62 para 70 pode — e vai — atrasar. Segundo as autoridades de Las Vegas, a invasão não teve registro de feridos ou colisões.

O que é o The Loop?

O The Loop é um sistema viário subterrâneo para transporte de passageiros que é administrado pela The Boring Company, mais uma das empresas de Elon Musk. Atualmente em funcionamento apenas em Las Vegas, os túneis são divididos em estações, como se fosse um metrô, só quem em vez de usar trens, as pessoas se locomovem em carros elétricos da Tesla e em velocidades bem superiores.

Continua após a publicidade

No caso de Las Vegas, as paradas foram pensadas de acordo com os pontos de interesse da cidade. Ainda não há previsão para outras localidades receberem o The Loop, mas a ideia de Musk é oferecer o serviço em todo o território dos Estados Unidos.

Fonte: TechCrunch