Ford testa tecnologia que conecta carros a semáforos; veja como funciona
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Ford Europa anunciou o teste de uma tecnologia que promete revolucionar o trânsito. A montadora desenvolveu um sistema de semáforo inteligente que "conversa" com os carros e pode ajudar não apenas em congestionamentos, mas também em situações emergenciais, como resgates de ambulância e perseguições policiais.
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Para testar a tecnologia, a Ford utilizou uma estrada com oito semáforos consecutivos em Aachen, na Alemanha, e dois trechos com três semáforos consecutivos nos arredores da cidade. O carro utilizado foi um Ford Kuga híbrido equipado com o hardware do sistema simulando uma ambulância em resgate e, também, como um veículo de passeio.
A Ford testou a tecnologia de semáforos conectados em situações em que eles ficaram verdes para oferecer rotas mais claras para ambulâncias, bombeiros e carros da polícia. Segundo a montadora, eles podem ajudar a reduzir o risco de um acidente causado por socorristas que passam no sinal vermelho, algo bem comum nessa situação.
Em episódios mais corriqueiros, o carro de teste recebia as informações de tempo para quando os semáforos passassem de vermelho para verde e de verde para vermelho. A tecnologia Adaptive Cruise Control da Ford adaptou a velocidade do veículo para ajudar a garantir que uma maior proporção de tráfego encontrasse uma luz verde.
Para os carros que encontram um sinal vermelho, a Ford explica que a tecnologia ainda pode ajudar a minimizar a frenagem brusca e o tempo gasto parado. O veículo recebe a informação do semáforo bem antes de encontrar o congestionamento e desacelerou mais cedo.
Como a comunicação funciona?
A conectividade do carro e do sistema teve a ajuda da Vodafone, uma das maiores operadoras de telefonia da Europa. A comunicação entre veículos e semáforos é possibilitada pela tecnologia C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything), uma plataforma unificada que conecta veículos à infraestrutura de beira de estrada, outros veículos e outros usuários da via.
A Ford avisa que os testes com essa tecnologia acontecem desde 2020 e que não há prazo para o uso comercial em seus veículos.
Fonte: Ford Europa