Como funcionam os novos semáforos inteligentes de São Paulo?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A cidade de São Paulo iniciou o processo de modernização dos seus semáforos. Em comunicado, a prefeitura da capital paulista divulgou que a cidade terá, muito em breve, um sistema inteligente de sinalização que promete ajudar a diminuir os congestionamentos e tornar o trânsito mais fluido em vários horários. Tudo isso com ajuda da tecnologia.
- Quais cidades no mundo já adotaram o rodízio de carros?
- Ford testa tecnologia que conecta carros a semáforos; veja como funciona
Segundo a SP Regula, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo, 2.586 cruzamentos terão seus semáforos trocados e modernizados nos próximos três anos. O investimento será na casa dos R$ 1,12 bilhão e terá as obras comandadas pela Ilumina São Paulo, concessionária que faz esses reparos na cidade.
Com essa mudança, além da maior eficiência, a tendência é que os furtos de cabos de força e a interferência no funcionamento ocasionada pelo mau tempo também seja mitigada — ou até eliminada —, já que como todo o sistema será interligado e qualquer intercorrência será imediatamente sinalizada. Todos os semáforos inteligentes serão instalados na área de rodízio veicular da cidade de São Paulo.
Como vão funcionar os semáforos inteligentes de São Paulo?
Segundo a SP Regula, esses semáforos serão capazes de detectar o fluxo de veículos e funcionar conforme a aferição em tempo real. Cada um desses equipamentos terá um controlador de tráfego que vai enviar as imagens para uma central e os algoritimos vão fazer o trabalho de determinar se terá sinal verde ou quanto tempo ele vai funcionar, por exemplo.
Em situações com pouco ou quase nenhum tráfego, a tendência é que o trânsito se torne mais fluído, sobretudo no período noturno e de madrugada. Todo o sistema será interligado com os demais semáforos (incluindo os de pedestres), respeitando o tempo necessário para a travessia e seguindo as normas da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A previsão é de que, até o fim de 2023, pelo menos 270 cruzamentos já estejam modernizados. A troca dos equipamentos começou neste semestre, na Rua Cardeal Arcoverde e Avenida Doutor Arnaldo, na Zona Oeste. Nas duas vias são 16 semáforos modernizados em operação, 111 em execução e 113 em fase final de projeto.
Fonte: Prefeitura de São Paulo