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IA em semáforos promete acabar com os congestionamentos

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

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Reprodução/Aston University
Reprodução/Aston University

Pesquisadores da Universidade de Aston, na Inglaterra, desenvolveram um novo sistema de semáforos que usa inteligência artificial (IA) para se tornar mais eficiente, facilitando a fluidez do trânsito e evitando o surgimento de longos congestionamentos.

O dispositivo consegue interpretar imagens fornecidas por câmeras urbanas e, em seguida, adaptar a sequência de acendimento das luzes para compensar e validar fatores como distância e velocidade que cada veículo está desenvolvendo, reduzindo os engarrafamentos em tempo real.

“Quando o sistema de aprendizado de reforço profundo entende que não está funcionando bem, ele tenta um curso de ação diferente ou continua a melhorar enquanto progride. Isso faz com que o programa se torne dinâmico e adaptativo, dependendo da situação do momento”, explica o professor de ciência da computação George Vogiatzis, autor principal do estudo.

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Traffic 3D

Para testar a IA, os pesquisadores construíram um simulador de tráfego fotorrealista de última geração apelidado de Traffic 3D. O programa foi ensinado a interpretar diferentes cenários de tráfego e clima, como dias chuvosos, presença de pedestres ou volume elevado de veículos.

Segundo os cientistas, apensar de ter sido testado em um ambiente totalmente virtual, quando o sistema de inteligência artificial foi utilizado em um cruzamento de verdade, ele se adaptou perfeitamente às condições de clima e de trânsito, provando ser eficaz também situações do mundo real.

“Nós criamos uma espécie de jogo de controle de tráfego. O programa recebe uma recompensa quando um carro passa por um cruzamento, mas se o veículo tem que esperar ou há um congestionamento, existe uma recompensa negativa. Não há nenhuma contribuição nossa, nós simplesmente controlamos o sistema de recompensas”, acrescenta Vogiatzis.

Adaptação em tempo real

Atualmente, a principal forma de automação de semáforos depende de fios instalados nas estradas que registram a passagem dos carros. Um sistema faz a conta e, em seguida, reage aos dados. Já a IA criada pelos pesquisadores "vê" o alto volume de tráfego antes que os carros passem pelos semáforos, fazendo com que ela se torne mais responsiva e possa reagir rapidamente.

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Outra vantagem, é que o programa pode ser configurado para visualizar e agir em qualquer entrocamento de trânsito — real ou simulado — e começar a aprender de forma autônoma, melhorando o fluxo de veículos conforme o tráfego aumenta ou diminui, em horários de rush ou em períodos mais tranquilos.

“Nosso sistema de recompensa também pode ser manipulado, por exemplo, para encorajar o programa a permitir que veículos de emergência passem rapidamente, ensinando a si mesmo em vez de ser programado com instruções específicas. Se tudo der certo, devemos iniciar os testes em estradas reais ainda este ano”, prevê o professor George Vogiatzis.