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Spotify compra empresa para identificar dono dos direitos autorais de uma música

Por| 26 de Abril de 2017 às 15h57

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Spotify compra empresa para identificar dono dos direitos autorais de uma música
Spotify compra empresa para identificar dono dos direitos autorais de uma música
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O Spotify anunciou nesta quarta-feira (26) que adquiriu a startup Mediachain Labs, startup de Nova York responsável por criar um sistema que encontra trabalhos criativos pela internet. O protocolo open source desenvolvido pela companhia serve basicamente para garantir que direitos autorais (de artistas dos detentores de direitos sobre as obras) não são violados.

A startup foi iniciada no ano passado e a sua plataforma utiliza uma base de dados ponto a ponto a fim de rastrear e identificar a presença de trabalhos criativos na web. Ela realiza buscas específicas, permitindo assim verificar exatamente quem é o autor de uma obra ou então quem detém os direitos autorais sobre ela.

No Spotify, a ferramenta deve garantir que os verdadeiros donos de uma obra sejam pagos por ela. A companhia passa por alguns problemas em relação a isso, especialmente quando se trata de selos e artistas independentes. Com a nova aquisição, deve ficar mais simples encontrar quem deve receber o dinheiro devido pela liberação de uma música ou disco dentro da plataforma.

Segundo afirmou a empresa sueca no comunicado à imprensa no qual anuncia a compra da Mediachain, o recurso criado “é essencial para a saúde da indústria da música”. Assim, a equipe da Mediachain se junta às equipes da plataforma de streaming na cidade de Nova York para “auxiliar na jornada do Spotify rumo a uma indústria musical mais justa, transparente e recompensadora para criadores e detentores de direitos autorais.”

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Blockchain aplicada à música

Um dos diferenciais do Mediachain é que eles aplicam à música uma tecnologia usada como uma espécie de registro público descentralizado de transações de bitcoins, os blockchain. Segundo o cofundador da Mediachain Jesse Walden, este recurso aplicado à música funcionaria como “um lugar único para publicar toda a informação a respeito de quem fez tal música, sem ter que confiar em uma organização terceirizada.”

Nem Spotify nem Mediachain revelaram os termos do acordo que selou a negociação entre as duas companhias.

Fonte: Spotify