6 aplicativos para acompanhar ônibus em tempo real

6 aplicativos para acompanhar ônibus em tempo real

Pexels/Pixabay

Nem sempre podemos garantir que tudo saia no previsto quando dependemos do transporte público. Os ônibus são os que mais conseguem se atrasar por motivos como o trânsito e o excesso de passageiros. Por isso, vários aplicativos disponíveis no mercado estão aí para acompanhar seus trajetos.

Alguns desses apps trazem informações sobre o sistema de transporte de várias cidades do Brasil, não só das capitais ou grandes metrópoles. Além de mostrar a localização dos ônibus em tempo real, eles guardam dados valiosos sobre itinerários, horários de partida e localização dos pontos. Muitos até emitem alertas sobre atrasos na linha, greves e manifestações. Ideal para quem não quer mais se atrasar devido ao ônibus.

Conheça alguns aplicativos para Android e iOS para acompanhar o transporte público em sua cidade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. Moovit

O Moovit traz informações sobre linhas de ônibus, metrô, trem e até barcas e teleféricos. Ele mostra os horários e os itinerários das linhas e permite comparar trajetos com informações sobre horários em tempo real. Exibe também os trajetos passo a passo, com direções no mapa fáceis para quem anda a pé.

Consulte os horários de ônibus em sua cidade (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

As notificações são uma grande vantagem do Moovit. O aplicativo envia alertas sobre mudanças no horário, atrasos ou paralisações nos seus principais trajetos. Além disso, caso esteja com dúvidas em uma linha de ônibus, a ferramenta utiliza a localização do aparelho para informar em qual ponto deve descer.

Na hora de programar a sua viagem, é possível escolher entre filtros para andar menos ou realizar poucas transferências. O aplicativo possui uma extensa área de cobertura no Brasil, com mais de 150 cidades e regiões compatíveis. Para conferir se o seu município também é atendido no Moovit, clique aqui.

2. CittaMobi

O CittaMobi é mais uma opção completa para acompanhar atualizações em tempo real sobre o transporte público de sua cidade. Basta selecionar seu trajeto ou linha mais utilizada para receber previsões de chegada e alertas sobre possíveis atrasos. Há, também, a possibilidade de combinar meios de transporte para as suas rotas.

CittaMobi está presente em 15 estados e no Distrito Federal (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo disponibiliza funções para fazer a recarga do seu cartão de transporte público. Com a Carteira Digital, você pode adicionar fundos e utilizá-los para recarregar o saldo do seu cartão ou utilizar o próprio aplicativo como forma de pagamento por aproximação. A segunda opção, entretanto, ainda tem cobertura limitada.

O CittaMobi está presente no Distrito Federal e em outros 15 estados do Brasil. Para conferir a lista de cidades, clique aqui. Para deficientes visuais, há o CittaMobi Acessibilidade (Android | iOS), com interface adaptada para comandos de voz e ferramentas de leitura de tela.

3. Quicko

O Quicko é uma alternativa interessante para aproveitar ao máximo a mobilidade urbana das cidades. Além de disponibilizar informações sobre o transporte público, o aplicativo pode ser usado para encontrar pontos de bicicletas e guarda-chuvas e ainda comparar com tarifas de apps de viagens, como o 99 (Android | iOS).

Quicko é uma opção versátil (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Ao consultar seus trajetos preferidos, é possível filtrar entre as rotas mais baratas ou mais rápidas. O app permite mesclar entre diferentes meios de transporte para chegar com tranquilidade ao seu destino e permite salvar seus principais endereços, como sua casa ou o local de trabalho.

O Quicko também é uma opção para recarregar o saldo do Bilhete Único, em São Paulo, e do cartão CCR Metrô Bahia, de Salvador. A cobertura do app inclui as cidades de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

4. Cadê o Ônibus?

O Cadê o Ônibus? é um aplicativo utilizado para acompanhar as linhas de ônibus pela cidade de São Paulo. A ferramenta acessa a localização do seu aparelho para informar quais são os pontos mais próximos e as linhas compatíveis.

Encontre informações sobre as linhas da cidade de São Paulo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo conta com a interação da comunidade para trazer informações sobre a estrutura dos pontos. É possível responder a um questionário rápido sobre a iluminação, cobertura, segurança e outras condições do local.

O posicionamento dos ônibus é atualizado em tempo real e a consulta é feita pelas respectivas linhas. Além disso, é possível salvar seus trajetos preferidos e acompanhar atualizações com maior facilidade.

5. CityMapper

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: instalação gratuita com opção de compras no app

Disponível somente na cidade de São Paulo, o CityMapper é uma boa opção para conferir todas as opções disponíveis para chegar a um destino. O aplicativo concentra informações sobre transporte público, apps de viagens e trajetos a pé ou por bicicleta — nesses casos, é possível ver uma estimativa de calorias gastas.

CityMapper traz diversas informações, mas só funciona na cidade de São Paulo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além de consultar o tempo previsto para a chegada de ônibus e trens, o aplicativo informa sobre o fluxo de pessoas e disponibiliza um passo a passo para concluir o seu trajeto. Um detalhe interessante do CityMapper é a aba de estatísticas, que exibe a quantidade de calorias gastas, dinheiro economizado e árvores salvas com o uso do transporte público no lugar de opções particulares.

Ao contrário das outras opções dessa lista, o CityMapper é o único app que oferece recursos pagos. Para descobrir o trajeto mais barato ou com menos baldeações, é necessário adquirir os “Routing Powers”, oferecidos a partir de R$ 10,90 por mês.

6. Google Maps

Por fim, o Google Maps também disponibiliza informações sobre o transporte público de sua cidade. O aplicativo de navegação do Google permite filtrar entre diferentes meios de transporte para o seu trajeto, incluindo ônibus, trens e metrô.

Google Maps permite traçar rotas com transporte público (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para isso, basta configurar um trajeto e escolher o ícone de ônibus entre as opções de rotas. O aplicativo, então, exibe quais são as linhas que devem ser utilizadas e o tempo previsto para chegar ao destino. Em algumas cidades, também é possível conferir a atualização em tempo real para a chegada dos ônibus.

O Maps é uma alternativa pela versatilidade. Afinal, o app também pode ser usado para calcular rotas em carros, motos, bicicletas ou a pé. Com informações atualizadas sobre o trânsito e sobre estabelecimentos próximos, é uma opção completa para o seu deslocamento diário.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.