Red Hat anuncia compra da Ansible, líder em automatização de TI e DevOps

Por Redação | 22 de Outubro de 2015 às 09h55
photo_camera Seja Livre

A Red Hat, especializada em soluções open source, anunciou nesta quarta-feira (21) um acordo definitivo para adquirir a Ansible, um provedor de soluções potentes de automatização de TI pensadas para ajudar as empresas a conseguir uma TI ágil e simplificada.

A Ansible possui um dos projetos de automatização open source mais populares em GitHub e conta com uma comunidade ativa muito comprometida com aproximadamente 1.200 colaboradores. Sua tecnologia já é utilizada por várias empresas presentes na lista da Fortune 100 e recebeu diversas premiações. Entre elas o Prêmio Bossie da InfoWorld, que reconhece o melhor banco de dados open source e software de nuvem.

Com a aquisição, a Red Hat acredita que será possível ajudar seus usuários a reduzir os custos e a complexidade que implica implementar e gerenciar tanto aplicativos originados em nuvem como os tradicionais em ambientes híbridos (privados e públicos). Além disso, espera que, a partir da aquisição, seus clientes acelerem a provisão de serviços através de iniciativas DevOps e simplifiquem as instalações e atualizações de OpenStack.

Ansible

"Estamos muito contentes que a Red Hat tenha escolhido a Ansible para encarar o futuro da automatização de TI e a gestão de sistemas", destaca Said Ziouani, cofundador e diretor geral da Ansible. "Este é um verdadeiro reconhecimento de que a simplicidade, a base de clientes empresariais e a sólida comunidade da Ansible estão à frente da automatização da TI empresarial, desde a computação e a conexão de redes até a nuvem e os contêineres", complementa.

Por meio da incorporação da Ansible, as soluções de nuvem híbrida aberta e de gestão de TI da Red Hat incluirão três serviços principais. O primeiro é o Red Hat CloudForms, uma plataforma de gestão aberta que provê a organização, administração e controle com base em políticas em todas as nuvens híbridas, facilitando o auto provisionamento e a gestão de recursos, bem como o cumprimento de cotas, a medição e o faturamento ao solicitante do serviço (chargeback).

Outro serviço é o Red Hat Satellite, uma solução de gestão integral durante o ciclo de vida com provisionamento de infraestruturas integradas, distribuição de software, gestão de patches e funções de auditoria. Por fim, temos o Ansible e Ansible Tower, uma plataforma de automatização de TI e DevOps que facilita a implementação de aplicativos de diversos níveis e uma automatização de TI em nuvens híbridas notavelmente simplificadas.

O fechamento da operação entre a Red Hat e a Ansible está previsto para o mês de outubro de 2015, sujeito às condições habituais. Os valores da negociação não foram revelados.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.