Quem criou o DeepSeek? Conheça a empresa por trás da IA chinesa
Por Marcelo Fischer Salvatico • Editado por Bruno De Blasi |

A nova inteligência artificial chinesa, o DeepSeek, abalou o mercado das big techs nessa semana. Seu criador é o empresário Liang Wenfeng, que em poucas semanas se tornou a estrela da indústria tecnológica na China. Ele falou pouco com a imprensa desde o lançamento de sua IA em 2023 e manteve seu estilo “low-profile”.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como usar a DeepSeek, IA chinesa rival do ChatGPT
- O que é IA generativa?
Entenda quem é o criador do DeepSeek e qual empresa está por trás da IA. Neste conteúdo você confere:
- Quem criou o DeepSeek?
- Como foi a criação do DeepSeek
- Por que o DeepSeek só ficou famoso agora?
Quem criou o DeepSeek?
O DeepSeek foi fundado por Liang Wenfeng, empresário entusiasta de IA. Ele nasceu em 1985 em Guangdong, na China.
Wenfeng possui graduação e mestrado em engenharia eletrônica e da informação pela Universidade de Zhejiang.
Em 2015, junto de outros dois colegas, fundou a High-Flyer, uma empresa de fundo de investimentos localizada em Hangzhou, um centro tecnológico chinês onde ficam grandes empresas como a Alibaba (dona do AliExpress).
Ao jornal Financial Times, um dos colegas de Wenfeng o descreveu como “um cara muito nerd com um penteado horrível”, e que não o levou a sério quando começou a treinar modelos de IA.
Como foi a criação do DeepSeek
A High-Flyer, empresa que Liang é um dos donos, se estabeleceu em 2019 como um fundo de investimento com foco no desenvolvimento e uso de algoritmos de negociação de IA, chegando a usar apenas IA em negociações em 2021.
Liang então comprou milhares de processadores da Nvidia, antes dos Estados Unidos colocarem restrições de compra nos chips, e começou um laboratório paralelo na High-Flyer para criação de uma inteligência artificial geral (AGI).
Esse laboratório se tornou uma startup em maio de 2023, com a High-Flyer como uma das investidoras.
Por que o DeepSeek ficou famoso agora?
Uma semana após o lançamento da versão DeepSeek-R1, o aplicativo da IA chinesa ocupa a primeira posição dos aplicativos mais baixados na App Store.
Essa versão gerou um alvoroço no mercado e se popularizou por ser uma IA gratuita aos usuários, enquanto uma versão equivalente do ChatGPT, o OpenAI-o1, custa em torno de U$ 200 por mês.
O DeepSeek-R1 é também open source, então seu código-fonte é aberto para que desenvolvedores façam melhorias, encontrem erros e deixem a IA mais eficiente.
Como o investimento da IA chinesa, de menos de U$ 6 milhões, foi bem menor que o de outros modelos de IA. Vendo uma IA tão potente custando bem menos, o mercado reagiu com espanto e as ações da Nvidia, OpenAI, Alphabet (dona do Google) e Microsoft despencaram.
Leia mais:
- DeepSeek é "impressionante", diz CEO da dona do ChatGPT
- Agentes autônomos, modelos eficientes e mais: 6 tendências de IA para 2025
- 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas
VÍDEO: ChatGPT Pro custa mais de R$ 1 mil por mês | Curiosidades | #shorts