DeepSeek é "impressionante", diz CEO da dona do ChatGPT
Por Bruno De Blasi |

O DeepSeek, nova IA chinesa que bate de frente com o ChatGPT, é “impressionante”, segundo Sam Altman, CEO da OpenAI. A declaração foi dada pelo executivo em seu perfil do X (ex-Twitter) na noite desta segunda-feira (27).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- O que é DeepSeek? IA chinesa desafia big techs
- Como usar a DeepSeek, IA chinesa rival do ChatGPT
“O R1 do DeepSeek é um modelo impressionante, principalmente pelo que eles conseguem oferecer pelo preço”, disse o executivo.
Ainda na publicação, Altman destacou que a dona do ChatGPT vai entregar “modelos muitos melhores” e que é “realmente revigorante ter um novo concorrente”.
“Estamos animados para continuar a executar nosso roteiro de pesquisa e acreditamos que mais computação é mais importante agora do que nunca para ter sucesso em nossa missão”, conclui. “O mundo vai querer usar MUITA IA e realmente ficará surpreso com os modelos de próxima geração que estão por vir.”
DeepSeek em ascensão
A fala do executivo acontece em meio à ascensão do DeepSeek, IA com capacidade próxima ao o1, modelo mais avançado da OpenAI. A tecnologia da empresa chinesa ainda tem código-aberto, o que permite o desenvolvimento de outras soluções com base no algoritmo.
Outros destaque se encontra no baixo custo de operação do modelo. Diante desse cenário, a NVIDIA chegou a perder US$ 580 bilhões em ações.
Assim como o ChatGPT, os usuários conseguem contam com um chatbot para enviar comandos. Para usar o DeepSeek, basta acessar a versão web ou usar os aplicativos para Android e iOS.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Agentes autônomos, modelos eficientes e mais: 6 tendências de IA para 2025
- O que é ChatGPT Plus? | Preços e recursos
- 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas
VÍDEO: ChatGPT Pro custa mais de R$ 1 mil por mês | Curiosidades | #shorts