Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais as linguagens de programação mais indicadas para startups em 2022?

Por| Editado por Claudio Yuge | 04 de Janeiro de 2022 às 19h30

Link copiado!

Reprodução/lmonk72/Pixabay
Reprodução/lmonk72/Pixabay

Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas começam a sonhar com uma oportunidade de emprego dos sonhos. Com a abertura e crescimento de várias startups esperados para 2022, profissionais do mercado de TI, especificamente programadores, podem encontrar essas oportunidades impressionantes — principalmente se souberem as linguagens de programação com maior demanda no setor.

Separamos a seguir algumas das principais linguagens que terão profissionais procurados por startups e pelo mercado em geral em 2022. Algumas são velhas conhecidas, como JavaScript e C++, enquanto outras são presenças curiosas, mas que demonstram a importância de programadores aptos para setores como o mobile. Confira a seguir:

Python

Continua após a publicidade

Fácil para iniciantes e contando com suporte de inúmeras frameworks e bibliotecas de classes e funções, o Python vem crescendo nos últimos anos, graças ao seus usos nas mais diversas aplicações.

Em 2022, se a tendência dos últimos anos continuar, o Python se manterá em alta, fazendo com que desenvolvedores que tiverem conhecimento dessa linguagem de programação sejam visados no mercado.

JavaScript

Continua após a publicidade

Com papel importantíssimo no funcionamento da Internet como conhecemos, o Javascript continuará sendo uma das principais aptidões procuradas por startups em desenvolvedores, principalmente pela leveza de processamento de aplicações desenvolvidas com ele.

Além disso, com as contantes melhorias do Node.JS e sua melhor integração ao Javascript, cada vez mais a linguagem está sendo usada tanto para programação de front-end de softwares como também para o back-end, ou seja, o funcionamento interno das aplicações.

Go

O Go, linguagem de programação por compilação feita pelo Google, também está em alta. Com sintaxe semelhante a da linguagem C, mas contando com características como segurança de memória, desenvolvedores que souberem a Go terão um diferencial no mercado este ano, seja em startups ou empresas maiores. É bom já correr atrás de a aprender!

Continua após a publicidade

R

A linguagem de programação R é usada principalmente para análise de dados e desenvolvimento de softwares estatísticos. Profissionais que tiverem experiência com ela serão visados por startups justamente por estes motivos, para assim as empresas terem a sua disposição poderosas ferramentas de controle e análise de informações.

Ruby

Ruby é a linguagem mais popular usada no mundo corporativo, mais especificamente nas startups. Conforme a expansão e criação de novos empresas desse tipo ocorrem, maior será a demanda por desenvolvedores que saibam utilizar a Ruby, principalmente em 2022 e o possível (embora ainda distante) cenário positivo de um mundo pós-pandêmico.

Continua após a publicidade

Além disso, quem souber utilizar as integrações da linguagem com o Ruby on Rails também estará bem visado, já que poderá criar conceitos e aplicações mais complexas com agilidade superior.

C++

C++ é uma das linguagens mais clássicas de programação e até continua sendo uma das mais visadas em diferentes mercados, inclusive os de startups. Graças a sua grande portabilidade e várias opções para reutilização de código, profissionais com experiência nela serão visados por empresas para o desenvolvimento tanto de soluções internas quanto produtos para seus portfólios.

Continua após a publicidade

PHP

Com 31 anos de história, o PHP é uma linguagem de código-aberto que vem sendo dita por analistas do mercado como próxima de sua morte, desde pelo menos 2014, mas ele continua popular, com aplicações como o Slack sendo desenvolvidas a partir dela.

Além disso, 80% dos sites da internet foram feitos em PHP, e mesmo que muitos analistas aleguem que ela esteja em seus momentos finais, 2022, principalmente para startups, não será o momento de enterra-lá ainda.

Continua após a publicidade

Kotlin

Com interoperabilidade com o Java, o Kotlin vem se tornando uma linguagem muito procurada para adição de maiores ferramentas e situações em aplicações feitas com a outra linguagem.

Além disso, graças a compatibilidade com a Biblioteca de Classes Java, a linguagem tem sintaxe parecida com a concorrente, ajudando quem for aprender ela e já tem conhecimentos da outra linguagem de programação, aumentando o número de profissionais aptos para corresponder as demandas de startups.

Swift

Continua após a publicidade

A linguagem mais recomendado para o desenvolvimento de aplicações no mundo do iOS, o Swift precisa de menos conhecimento de programação que outros exemplos da lista, e ainda conta com suporte nativo ao IBM Swift SandBox e o IBM Bluemix, plataformas para implementação de medidas de segurança em aplicativos.

E, com a popularidade do iPhone, sabemos que quem desenvolver apps para o aparelho da Apple terão a sua disposição muitas oportunidades no mercado, ajudando na importância da Swift.

Fonte: AnalyticInsights