Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Plataforma permite registro de ponto diretamente no celular ou no tablet

Por| Editado por Claudio Yuge | 20 de Outubro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

A transição do universo do trabalho para o formato remoto durante a pandemia trouxe novas necessidades a esse ambiente. Uma delas é o controle das horas de trabalho dos colaboradores — de acordo com a portaria 373/11 do extinto Ministério do Trabalho. O objetivo é organizar e ajustar o pagamento dos profissionais, além de garantir o cumprimento da jornada de trabalho estabelecida.

Como solução para essa demanda, a Apponte.me, fundada em 2017, criou uma plataforma de relógio de ponto digital. Daniel Godoy e Rafael Malheiros desenvolveram o produto para auxiliar as empresas na otimização dos registros.

Continua após a publicidade

Os trabalhadores remotos podem fazer as marcações diárias de suas jornadas de trabalho em um app instalado em seus smartphones pessoais, on ou offline e de qualquer lugar — as informações são enviadas em tempo real para a nuvem. Para aqueles que trabalham presencialmente, um tablet instalado na empresa recebe os apontamentos. Com esses dados, a organização pode controlar entradas e saídas dos profissionais diariamente. A solução pode ser integrada com ferramentas de gestão empresarial, como SAP, Totvs e outras.

Os relatórios fornecidos pela plataforma permitem organizar e visualizar a jornada de cada colaborador, de forma individual ou em grupo. O acompanhamento dessas informações ajuda na tomada de decisão ao definir escalas, reduzir custos em horas extras e controlar bancos de horas.

A ideia inicial da Apponte.me era levar uma opção para pequenos empreendedores. Com o desenvolvimento, entretanto, a solução se tornou mais complexa e passou a ser usada para reduzir o trabalho do profissional de recursos humanos, além de agilizar o tempo de consolidação da folha de ponto.

Atualmente, a Apponte.me tem 7 mil clientes que contrataram o sistema. Em um primeiro momento, o uso da ferramenta por microempresas com até dois colaboradores é gratuito. Para companhias maiores, o custo é a partir de R$ 4 por funcionário — e, para equipes maiores, o valor individual pode cair.