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Startup nacional de RH lança registro de ponto pelo WhatsApp

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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Divulgação/Thomas Ulrich/Pixabay
Divulgação/Thomas Ulrich/Pixabay

A empresa de gestão de recursos humanos Pontomais veio com uma novidade curiosa nestes tempos de (re)descoberta do home office: o ponto eletrônico por WhatsApp, como uma alternativa ao sistema padrão da startup para registrar a jornada de trabalho. A solução integra a plataforma da Pontomais ao mensageiro em um processo que dura menos de 30 segundos.

Segundo a empresa, o ponto por WhatsApp é uma facilidade para funcionários que têm problemas técnicos em seus celulares ao instalar a plataforma de RH da Pontomais. Como o "Zap" é um app mais universal e roda bem em qualquer aparelho, os funcionários têm mais familiaridade com ele.

O ponto por WhatsApp, diz a startup, está permitida pelas portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho, que regulamentam o uso de plataformas digitais e alternativas sob certas condições. Uma delas é a obrigatoriedade de um acordo entre empregador e empregado para liberar essa modalidade de registro. Além disso, há outras coisas que a empresa deve seguir, como:

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  • Não deve admitir exigência de autorização para hora extra do colaborador;
  • Não pode fazer qualquer categoria de restrição à marcação de ponto do colaborador;
  • Não pode haver a marcação automática de ponto;
  • Não pode haver a alteração ou exclusão de marcação de ponto;
  • Precisa haver a extração eletrônica e impressa dos registros de ponto.

A Pontomais tem 15 mil empresas clientes, e suas soluções que facilitam rotinas de RH como registro de horas, folha de pagamento e férias atingem 560 mil funcionários em todo o país.

Uma de suas novidades recentes é a iniciativa Universo do Tempo, um tipo de jogo para engajar as pessoas a registrarem seus horários e com isso ganharem pontos. A ideia é motivar a equipe a usarem mais a plataforma e cuidarem mais do ponto para obter premiações todo final de mês, como valores em dinheiro, vale-compras e folgas.

Como funciona 

A companhia que já for cliente da Pontomais precisa aderir primeiro à ferramenta de integração e só depois liberar essa funcionalidade para os funcionários. Em seguida, há um processo com ativação de registro por WhatsApp com o sistema da Pontomais pelo navegador web. A partir daí, cada grupo vai adicionando os números dos celulares dos colaboradores, que recebem um SMS com um link. É a partir desse endereço que os as mensagens passam a relacionar o ponto de cada um, no horário e no dia marcado.

Além de bater o ponto, no WhatsApp o funcionário pode consultar a sua jornada diária dos últimos três meses, além dos registros, totais do dia, horas normais, faltantes, extras e banco de horas (quando houver).

Fonte: Exame, Pontomais