PIX já é a principal forma de pagamento nas pequenas e microempresas
Por Giovana Pignati • Editado por Claudio Yuge |

O PIX é atualmente o principal meio de pagamento para micro e pequenas empresas. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 42% dos empreendedores deste setor recebem através do método de pagamento imediato, superando outras modalidades como dinheiro e cartões de crédito e débito.
- PIX: Banco Central vai mudar regras para reduzir fraudes e vazamentos
- Agora é possível fazer Pix com o saldo de bancos diferentes; veja quais
A pesquisa entrevistou 6 mil empresários em todo o Brasil e detalhou os dados por porte do negócio. O PIX teve o seu melhor desempenho entre os Microempreendedores Individuais (MEI), em que 51% afirmam ter o PIX como principal meio de pagamento nas suas vendas. Entre as micro e pequenas empresas, o PIX fica em segundo lugar, com 28%, perdendo apenas para o cartão de crédito (30%).
Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, o movimento de crescimento do PIX já vinha sendo acompanhado nas últimas pesquisas, mas que agora foi constatado como o meio digital vem ocupando cada vez mais espaço entre as formas de pagamento utilizadas pelos empreendedores. Um levantamento do Sebrae realizado no início do ano já apontava que nove a cada 10 empreendedores de pequeno porte aceitavam pagamentos via PIX.
Confira o métodos de pagamentos mais utilizados separados pela categoria da empresa, a seguir;
Microempreendedor Individual (MEI)
- PIX – 51%;
- Dinheiro – 15%;
- Cartão de crédito – 20%;
- Cartão de débito – 5%;
- Outro – 9%.
Microempresa
- PIX – 28%;
- Dinheiro – 10%;
- Cartão de crédito – 30%;
- Cartão de débito – 9%;
- Outro – 23%.
Pequena Empresa
- PIX – 42%;
- Dinheiro – 13%;
- Cartão de crédito – 23%;
- Cartão de débito – 7%;
- Outro – 15%.
Fonte: G1