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Pagamentos por aproximação crescem mais de 100 vezes em menos de um ano

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Maio de 2022 às 15h22

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Envato/FabrikaPhoto
Envato/FabrikaPhoto

O uso de meios de pagamento sem contato aumentou mais de 100 vezes desde junho de 2021, de acordo com dados da Sodexo. A empresa de benefícios apontou um crescimento vertiginoso nesta modalidade, tanto no iPhone quanto no Android, e associou tal subida aos hábitos adquiridos durante a pandemia da covid-19, que não deixaram de serem adotados neste período pós-vacina.

De acordo com a companhia, dos seis milhões de usuários de seus serviços, 40% ativaram o pagamento por aproximação no iOS, enquanto 27% utilizaram a tecnologiaNFC para realizar transações pelo menos uma vez. Segundo a Sodexo, o volume de utilização aumenta a cada mês, na medida em que os clientes também percebem que o método proporciona maior segurança e praticidade.

No campo dos benefícios, como vale-alimentação ou refeição, a Sodexo aponta ser a única a oferecer, no Brasil, integração com tecnologias como o Apple Pay ou por meio de um aplicativo próprio no sistema operacional Android. Em ambos os casos, o pagamento por aproximação dispensa o uso do cartão convencional, e o próprio celular é usado para fazer a validação por meio da tecnologia NFC.

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Os dados da Sodexo acompanham o restante do mercado, que também enxerga um amplo crescimento nos meios de pagamento sem contato. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), houve aumento de 384% nessa modalidade em 2021. Uma a cada quatro transações presenciais, hoje, são feitas por tal tecnologia.

Com R$ 198,9 bilhões em movimentação somente no ano passado e uso maior na função de crédito, o resultado também foi apontado pela organização como um reflexo da maior digitalização da economia no período da pandemia. A expectativa da Abecs é que, ainda neste ano, metade das transações realizadas com cartões seja por aproximação, em um total que leva em conta tanto o uso do celular quanto o dos próprios plásticos, mas sem que sejam colocados dentro das maquininhas.

O crescimento no uso de meios de pagamento por aproximação também acompanha alta constante na utilização de cartões como principal formato de transações no Brasil. De acordo com os dados da associação, em 2021, foram mais de 31 bilhões de pagamentos com os plásticos, 33,4% a mais do que no ano anterior. O crédito, sozinho, teve o maior valor transacionado do ano, com mais de R$ 1,6 trilhão em compras.

A expectativa da Abecs é que, em 2022, os cartões cheguem a um total de movimentação que ultrapasse R$ 3 trilhões na soma de crédito, débito e opções pré-pagas. Esse volume levaria a modalidade a um patamar de uso de 60% do consumo das famílias brasileiras, um resultado que também caminha ao lado da recuperação do poder de compra e do setor brasileiro de serviços, bem como, novamente, da digitalização da economia.

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Fonte: Fintechs Brasil