3 mitos e verdades sobre o pagamento por aproximação
Por Lu do Magalu • Editado por Bruno Salutes | •
Oi, gente! Vocês já conhecem os "Pagamentos por aproximação"? Essa nova modalidade de pagamentos, tem se tornado cada vez mais popular. É que hoje em dia, ela está até mesmo nos mais novos smartphones. Então, se você saiu de casa sem um de seus cartões, você ainda pode fazer pagamentos em comércios que tiverem maquininhas com pagamento por aproximação usando seu celular. Incrível, né? 💙
- O que é pagamento por aproximação e como ele funciona
- O que é PIX e como funciona o pagamento instantâneo do Banco Central
Só que muitas dúvidas acabam surgindo sobre como funciona o "Pagamento por aproximação". Por isso, hoje vamos falar sobre mitos e verdades sobre a nova modalidade de pagamentos. Dá só uma olhadinha! 😉
1. Todos os cartões pagam por aproximação?
Mito. Uma dúvida comum sobre o pagamento por aproximação é: — Qualquer cartão pode usar o pagamento por aproximação? Na verdade, não. Vou te explicar direitinho com mais detalhes.
Essa nova modalidade de pagamentos funciona através de uma tecnologia de sensor conhecido como "NFC" que significa "Comunicação por campo de proximidade" em sua tradução. Ele é aquela mesma tecnologia que a gente encontra em Bilhetes Únicos, sabe? Funciona que nem quando as pessoas pegam um ônibus ou metrô, você só precisa aproximar seu cartão da maquininha de pagamento para conseguir pagar e girar a catraca. É exatamente essa mesma tecnologia, só que adaptada para pagamentos em geral.
Então, se você tiver um cartão ou smartphone com o sensor "NFC" você pode fazer pagamentos só de aproximar um deles até a maquininha.
2. Pagamentos por aproximação não são seguros?
Mito. Quando você faz um pagamento por aproximação, aquele pagamento é protegido por criptografia, isso significa que seus dados do cartão e dados pessoais ficam seguros na hora de pagar. Outra coisa, é que para fazer um pagamento a distância precisa ser de 3 cm entre o cartão e a maquininha, o que deixa bem mais difícil de acontecer um pagamento acidental.
E você também pode ativar ou desativar o pagamento por aproximação pelo seu celular, usando o aplicativo do seu banco ou carteira digital compatível.
3. Esses pagamentos cobram taxas adicionais dos clientes?
Mito. Quem está comprando não precisa pagar nada adicional para aproveitar os pagamentos por aproximação tanto no celular como no cartão. Mas, vale também lembrar que os cartões e maquininhas compatíveis com pagamento por aproximação, normalmente tem um símbolo parecido com o sinal de Wi-Fi. Ah! E se você ainda não tem um cartão compatível com a nova modalidade, mas tem um smartphone com NFC. Você pode usar aplicativos como Google Pay ou Apple Pay para aproveitar esses pagamentos.
- Como adicionar o cartão do Nubank no Google Pay
- Como cadastrar o cartão de débito ou crédito do Inter no Apple Pay
Prontinho! Agora você conhece um pouco mais sobre como funcionam os pagamentos por aproximação. Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos.🥰
Canaltech no YouTube
O NFC, sigla de Near Field Communication, está presente em itens como o cartão de crédito, nos cartões para pagar as passagens de transportes públicos e em carregadores com base sem fio. Saiba mais sobre a tecnologia e veja, em mais detalhes, a sua serventia. Assista ao vídeo O QUE É NFC, COMO FUNCIONA E PARA QUE SERVE, e se inscreva no Canaltech no YouTube.