Publicidade

Onde anda Jack Ma? Fundador do Alibaba some depois de críticas ao governo chinês

Por| 04 de Janeiro de 2021 às 16h20

Link copiado!

JD Lasica / Wikimedia
JD Lasica / Wikimedia
Jack Ma

Depois de um "sincericídio" contra os bancos e fiscalizadores financeiros da China, Jack Ma entrou na mira do governo daquele país. Desde então, seu império digital, o Alibaba Group, vem sofrendo uma ofensiva regulatória tão pesada que fez com que o executivo sumisse da vista do público nos últimos meses. E isso foi notado com mais força depois que ele cancelou a sua participação de um programa de TV.

Segundo o jornal Financial Times, em novembro último, Ma foi substituído como juiz no episódio final de um game show para empreendedores chamado de Africa's Business Heroes. A cobertura da notícia sobre a ausência de Ma do programa - e da vista do público - gerou especulações no Twitter - que está bloqueado na China. No entanto, o tema não foi um trending topic significativo nas redes sociais da China continental, onde tópicos sensíveis estão sujeitos a censura.

Uma porta-voz do Alibaba disse à Reuters na segunda-feira que a mudança se deveu a um conflito de horários, recusando-se a comentar mais. No entanto, pode o silêncio pode ser um movimento estratégico de Ma em meio ao bombardeio regulatório que seus negócios vêm sofrendo.

Continua após a publicidade

“Acho que ele foi avisado para se calar”, disse Duncan Clark, presidente da consultoria de tecnologia BDA China, com sede em Pequim. “Esta é uma situação bastante singular, mais ligada à escala do Ant e às sensibilidades sobre a regulamentação financeira chinesa”, disse ele.

As ações do Alibaba listadas em Hong Kong caíram 2,15% nesta segunda-feira .

Entenda o caso

Mais famoso empresário de Tecnologia da China, Ma não aparecem em público desde um fórum realizado no final de outubro em Xangai. Lá, ele atacou o sistema regulatório da China, em um discurso que o colocou em rota de colisão com autoridades, resultando na suspensão de um IPO de US$ 37 bilhões do Ant Group, a poderosa fintech do grupo Alibaba, e que seria a maior oferta pública de ações da história.

Continua após a publicidade


Os reguladores chineses se concentraram nos negócios de Ma desde seu discurso de outubro, incluindo o lançamento de uma investigação antitruste no Alibaba. Além disso, ordenaram que a Ant Group tornasse seus empréstimos e outros negócios de financiamento ao consumidor mais transparentes e exigiram a criação de uma holding em separado para atender às exigências de abertura capital. Para completar, foram compilados relatórios, incluindo um sobre como a fintech havia usado produtos financeiros digitais como o Huabei, um serviço de cartão de crédito virtual, para incentivar os pobres e os jovens a acumular dívidas.

Resultado: o Ant Group precisou suspender seu IPO dois dias antes da ansiosamente aguardada estreia nos mercados de Xangai e Hong Kong. E Jack Ma deixou de adicionar, pelo menos, US$ 27 bilhões ao seu patrimônio líquido.

Fonte: Financial Times