O uso de IA em empresas cresce para 13%, com destaque para grandes corporativas
Por Giovana Pignati • Editado por Claudio Yuge |
O uso de inteligência artificial (IA) em empresas cresceu durante o período de 2019 a 2021. Os dados foram apresentados durante a 14ª edição da TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa revela tendências sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação para empresas brasileiras.
- Como tecnologias baseadas em busca podem melhorar negócios digitais?
- 6 maneiras de usar a Inteligência Artificial no Marketing e na Publicidade
Conforme demonstra o estudo, 13% das empresas afirmaram adotar algum tipo de tecnologia de IA –sendo mais frequente nas grandes companhias, com 39%. Dentre as aplicações mais citadas estão: automatização de processos de fluxo de trabalho (73%), seguido pelo reconhecimento e processamento de imagens (32%).
O avanço do comércio eletrônico durante o período mais crítico da pandemia de covid-19 veio acompanhado de preocupações com aspectos relacionados à segurança na rede. Em 2021, 50% das empresas afirmaram possuir políticas focadas em segurança digital, contra 41% em 2019. O percentual cresce nas grandes companhias, com 89%.
A Internet das Coisas (IoT) também tem destaque nas áreas de segurança de instalações, como sistemas de alarme, detectores de fumaça, travas de portas e câmeras de segurança inteligentes. Segundo o estudo, tecnologias de IoT estão presentes em 85% das empresas, além do uso de dispositivos para gerenciamento de consumo de energia (medidores, termostatos ou lâmpadas inteligentes), com 44%.
Efeitos da pandemia no comércio digital
A proporção de empresas brasileiras que comercializam produtos e serviços online, entre 2019 e 2021, cresceu de 57% para 73%. Segundo os resultados do TIC Empresas 2021, 87% das empresas afirmaram possuir conta em alguma rede social e revelou que o WhatsApp superou o Facebook, com 72% das empresas presentes no aplicativo de mensagens.
O setor de Alojamento e Alimentação também teve um grande destaque na pesquisa, visto que foi o segmento com a maior presença de vendas através de website ou app (49%), o que mais comprou anúncios na internet (54%) e o que mais vendeu na internet, no geral, com 81%.