Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como tecnologias baseadas em busca podem melhorar negócios digitais?

Por| Editado por Claudio Yuge | 14 de Setembro de 2022 às 20h20

Link copiado!

Freepik
Freepik

A coleta de dados oferece um potencial enorme para negócios digitais. No entanto, gerenciar dados em ambientes diferentes, informações não estruturadas e problemas de armazenamento, são apenas alguns dos desafios que empresas enfrentam atualmente. Qual seria a solução para que empresas possam coletar mais informações sem ficarem sobrecarregadas? Uma pesquisa já nos deu essa resposta: tecnologias baseadas em busca.

Segundo o relatório encomendado pela Elastic, que inclui o Brasil, 84% dos líderes de dados disseram que a tecnologia de pesquisa alimentada é fundamental para o sucesso da transformação digital. Dentre os mais de 800 entrevistados, encontram-se profissionais de segurança da informação, arquitetura de dados/análises, tecnologia de plataforma, DevOps e arquitetura corporativa.

Conforme demonstram os resultados da pesquisa, as organizações estão empregando o método para gerenciar dados em quatro áreas-chave: cibersegurança; iniciativas de transformação digital; migração e utilização em nuvem e experiência do cliente. Mas, afinal, o que é tecnologia de busca e como pode melhorar negócios digitais?

Continua após a publicidade

Tecnologias baseadas em busca e negócios digitais

O que é tecnologia baseada em busca?

A tecnologia baseada em busca se refere às ferramentas que permitem pesquisar dados em várias fontes, incluindo sites, aplicativos, bancos de dados e ambientes híbridos em nuvem.

Continua após a publicidade

Qual o seu papel na transformação digital?

Os principais objetivos da transformação digital incluem: integrar tecnologia, aumentar a produtividade e melhorar a experiência do cliente. Segundo a pesquisa, a tecnologia alimentada por pesquisa poderia alcançar todos esses objetivos.

Para 85% dos líderes de dados, é importante melhorar a capacidade de encontrar informações em várias nuvens e demais ambientes de armazenamento para ajudar operações de TI, equipes de segurança ou de desenvolvimento.

A tecnologia de pesquisa ainda permite mitigar riscos de segurança e melhorar o controle de gastos. Conforme demonstra os resultados, 83% dos entrevistados acredita que uma única plataforma integrada ajudaria a reduzir custos para os seus negócios.

Continua após a publicidade

O futuro da tecnologia baseada em busca

Os líderes de dados acreditam que para os próximos três anos, os usos de soluções pontuais diminuam em favor de plataformas mais integradas que gerem, organizem, protejam e analisem dados através de fontes corporativas. Os futuros investimentos estão inclinados para soluções robustas, flexíveis e baseadas em nuvem.

Para os entrevistados, os principais recursos para o sucesso da próxima tecnologia de pesquisa são: alta capacidade de armazenamento, uma plataforma baseada em nuvem, uma pilha totalmente integrada, dimensionamento eficiente e observabilidade.

Dados nacionais

Continua após a publicidade

A pesquisa apresentou alguns dados relevantes sobre os líderes de dados do Brasil, confira;

  • 86% dos entrevistados estão investindo em tecnologias impulsionadas pela busca para aumentar a velocidade e produtividade de suas organizações e ajudá-los a resolver mais rapidamente os desafios comerciais;
  • 89% dos entrevistados relatam que as tecnologias impulsionadas pela busca podem fornecer insights essenciais que aceleram as decisões;
  • 82% acreditam que elas criam uma melhor experiência de usuário para clientes e funcionários;
  • 82% dos entrevistados afirmam que o alinhamento em sua organização melhoraria se fosse mais fácil encontrar e compartilhar dados;
  • 61% dos entrevistados dizem que a cibersegurança é uma prioridade chave que impulsiona suas iniciativas de negócios digitais, com questões de segurança de dados ou outras exposições a riscos citadas como o resultado mais comum dos desafios de encontrar, compartilhar e visualizar dados;

Os resultados ainda demonstram que a maioria dos profissionais de dados estão utilizando tecnologias impulsionadas por pesquisa para soluções de busca corporativa (85%), visualização de dados e soluções analíticas (87%) e para segurança (86%), enquanto somente 67% utilizam soluções de observabilidade baseadas em busca.

Para Pedro Saenger, vice-presidente de área América Latina, Central e Caribe da Elastic, a observabilidade é um fator importante sobre o futuro dos negócios digitais:

Continua após a publicidade

"As soluções de observabilidade impulsionadas pela busca, e capacitadas com machine learning, permitem aos líderes de dados oferecer uma visão integrada e em tempo real do que está acontecendo no ambiente de TI da organização e como isso impacta no negócio, tanto do ponto de vista da segurança como do próprio funcionamento das webs e aplicações da empresa", conclui.