O que é e como funciona a Loggi
Por Caio Carvalho • Editado por Bruno Salutes |

A Loggi é uma empresa que funciona como intermédio entre entregadores e pessoas que precisam efetuar ou receber entregas. O serviço se consolidou como uma das principais alternativas no transporte de mercadorias, e neste artigo você vai saber o que é e como funciona a Loggi.
- Como usar o aplicativo da Loggi
- Como rastrear entregas de compras da Amazon
- Saiba como rastrear sua compra no Mercado Livre pelo celular
Além de um site web, a Loggi também conta com um aplicativo para Android ou iOS. As entregas são feitas em dias úteis da semana, podendo acontecer também aos fins de semana, e realizadas por meio de motoboys cadastrados na plataforma.
O que é a Loggi?
Criada em 2013, a Loggi é um serviço de logística para facilitar entregas feitas por ou destinadas a empresas, pessoas ou lojas (físicas ou virtuais). O atendimento é feito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, em modalidades que abrangem entregas locais para o mesmo dia e para todo o território nacional.
A startup mantém sua sede em São Paulo, mas conta com um escritório de tecnologia em Portugal, além de centros de distribuição e agências próprias espalhados pelo Brasil. Atualmente, a Loggi possui mais de 40 mil entregadores cadastrados e que atendem em mais de 540 municípios em todas as regiões do país.
É muito importante destacar que a Loggi não é uma transportadora ou empresa de motofrete, mas sim a companhia que organiza a entrega entre o cliente e o mensageiro. Por isso, as entregas não são feitas pela própria Loggi, mas sim por uma rede de entregadores parceiros que fazem parte da logística da empresa.
Como funciona a Loggi?
Por atuar nos segmentos de entrega pessoal e e-commerce, a Loggi trabalha com tipos diferentes de público. A própria Loggi afirma seu foco varia entre escritórios, restaurantes e lojas online.
Para o e-commerce, graças aos centros de distribuição espalhados pelo país, a Loggi consegue receber os produtos e elaborar a melhor logística para que eles cheguem dentro do prazo estipulado pelo cliente contratante. O objetivo é que a mercadora seja preferencialmente entregue no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte ao pedido inicial.
- Como rastrear seu pedido no Magalu
- Como usar o serviço de rastreamento dos Correios
- Como localizar uma encomenda FedEX sem o código de rastreamento
Já para escritórios e entregas pessoais, o cliente contata a Loggi por conta própria e solicita um mensageiro (na maioria das vezes sendo um motoboy) para efetuar uma entrega ou retirada. É nessa hora que o cliente descreve instruções de como o mensageiro fará a retirada ou entrega de um documento, encomenda, entre outros pacotes e serviços.
Todas as encomendas enviadas usando a logística da Loggi são rastreáveis.
Como enviar encomenda pela Loggi
A Loggi oferece seus serviços em um aplicativo para Android e iOS, ou pelo site da startup. Em todos eles, é necessário preencher um formulário informando que o cadastro está sendo feito para efetuar entregas.
Para fazer um novo pedido, você solicita a retirada de um item ao descrever do que se trata a encomenda, com quem ela pode ser retirada e se é um documento ou um pacote contendo um item maior. Também é necessário digitar seu número de telefone ou e-mail de contato para receber atualizações sobre o envio.
A própria Loggi fará o cálculo da distância percorrida, o valor a ser pago pelo serviço e quanto tempo o pacote levará para ser retirado e entregue no destinatário. Por fim, basta completar a ação inserindo seus dados de pagamento e aguardar até que a Loggi confirme o envio e entrega do documento ou mercadoria.
Como rastrear encomenda na Loggi
O rastreio de pacotes, documentos e outros itens enviados por intermédio da Loggi acontece tanto no aplicativo para celular quanto pelo site da startup. Basta clicar em “Quero rastrear um pacote”, informar o código de rastreamento e digitar o CPF do titular da compra.
Como se tornar um entregador da Loggi
A Loggi aceita o cadastro de novos entregadores por meio do app mobile e do site oficial da empresa de logística. Entre as informações exigidas pela Loggi está o tipo de veículo que será usado nas entregas (moto, van ou carro) e documento válido que comprove a habilitação, nome completo e CPF do usuário, e a cidade onde o motorista pretende trabalhar.
Também é necessário ter um CNPJ MEI e ser maior de 21 anos. No momento, não são aceitas entregas via bicicleta.
Após ser aprovado pela Loggi, o entregador começa a enviar para o celular quais pacotes estão disponíveis. Ao aceitar algum deles, é só ir até o local indicado, retirar o pacote e concluir a entrega.