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MED | Como recuperar dinheiro de golpes feitos por Pix

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Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Se você caiu em um golpe e fez uma transferência com sua conta do banco, é possível acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para solicitar a devolução do Pix. O processo é realizado através das centrais de atendimento das instituições financeiras, como o chat do aplicativo e os números de telefone oferecidos aos clientes.

Como acionar o MED do Pix

Para utilizar o mecanismo de devolução, você deve realizar o seguinte procedimento:

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  1. Acione o banco pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), chat ou central telefônica;
  2. Informe a fraude ao banco;
  3. Aguarde novas orientações da instituição financeira.

Como funciona o MED para devolução do Pix

O MED é um mecanismo criado pelo Banco Central que deve ser acionado pelo cliente através dos canais de atendimento do banco em até 80 dias desde que o Pix foi feito. 

Após o contato, a instituição financeira do pagador comunica o banco do recebedor em até meia hora para bloquear o valor integral ou parcial da transferência, caso ainda tenha saldo na conta. 

Em seguida, as empresas têm até sete dias para analisar a denúncia. Caso a fraude seja confirmada, a quantia é devolvida à vítima em até 96 horas após a apuração.

Se não houver saldo suficiente para a devolução dos valores, o Banco Central estipula que a instituição financeira monitore a conta por até 90 dias para fazer devoluções parciais.

A devolução dos valores é garantida?

Não. A devolução pelo MED é realizada apenas quando há saldo na conta e há uma fraude comprovada. Além disso, o BCB informa que o banco do recebedor não é obrigado a usar recursos próprios para devolver a quantia transferida em casos de golpes.

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Quais são os canais de contato dos bancos?

No geral, os bancos oferecem atendimento através do aplicativo ou por telefone. A seguir, veja os meios de contato de alguns bancos brasileiros.

Banco do Brasil

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O Banco do Brasil oferece um chat no aplicativo e os seguintes canais, que funcionam 24h por dia:

  • Central de Relacionamento (capitais e regiões metropolitanas): 4004 0001
  • Central de Relacionamento (demais localidades): 0800 729 0001
  • SAC: 0800 729 0722
  • WhatsApp: +55 61 4004-0001
  • Atendimento no exterior: +55 11 2845-7820
  • Atendimento em libras ou texto: icom.app/bb-site

Bradesco

O Bradesco conta com atendimento através dos seguintes canais:

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  • Fone Fácil (capitais e regiões metropolitanas): 4002 0022
  • Fone Fácil (outras regiões): 0800 570 0022
  • Fone Fácil (acesso do exterior): +55 11 4002 0022
  • Fone Fácil (pessoas com deficiência auditiva e fala): 0800 722 0099
  • SAC: 0800 704 8383
  • Atendimento em libras: banco.bradesco 

Vale apontar que o Fone Fácil está disponível de segunda a sexta, das 7h às 22h, e no sábado, das 9h às 15h. Já o atendimento em libras pode ser acionado apenas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Caixa

A Caixa conta com os seguintes telefones para correntistas:

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  • Atendimento (capitais e regiões metropolitanas): 4004 0104
  • Atendimento (demais regiões): 0800 104 0104
  • Atendimento (pessoas com deficiência auditiva e fala): 0800 726 2492
  • Atendimento (clientes no exterior): +55 61 3533 2000
  • SAC: 0800 726 0101

C6 Bank

Além do chat no aplicativo, o C6 Bank oferece os seguintes canais:

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Os telefones estão disponíveis 24 horas por dia, mas o atendimento em libras funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h30, exceto em feriados nacionais.

Itaú

Além do aplicativo, o Itaú possui os seguintes canais disponíveis:

  • Atendimento (capitais e regiões metropolitanas): 4004 4828
  • Atendimento (demais localidades): 0800 970 4828
  • Atendimento (clientes no exterior): +55 11 4004 4828
  • SAC: 0800 728 0728
  • SAC (Personnalité): 0800 722 7377
  • WhatsApp: +55 11 4004 4828
  • Atendimento em libras: pslz.in/itau-ajuda 
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Ao contrário do SAC e do WhatsApp, que podem ser acionados 24 horas por dia, sete dias por semana, os números de atendimento estão disponíveis de segunda a sábado, das 8h às 22h.

Inter

O Inter segue os demais bancos digitais com a oferta de um chat no aplicativo e também oferece estes canais:

  • Central de atendimento (capitais e regiões metropolitanas): 3003 4070
  • Central de atendimento (demais localidades): 0800 940 0007
  • SAC: 0800 040 9999
  • SAC (clientes no exterior): +55 11 2889 5731
  • Atendimento em libras: inter.co/atendimento-em-libras;
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Os canais funcionam todos os dias por 24 horas, com exceção do atendimento em libras, que só está disponível das 8h às 22h.

Nubank 

Para falar com o Nubank, você pode acessar o chat dentro do aplicativo ou utilizar um dos telefones a seguir:

  • Atendimento (capitais e regiões metropolitanas): 4020 0185
  • Atendimento (demais localidades): 0800 591 2117
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A fintech também oferece outros canais de atendimento para os clientes:

Santander

O Santander disponibiliza um chat em seu aplicativo e números de telefone para fazer o atendimento:

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  • Central de atendimento (Capitais e regiões metropolitanas): 4004 3535
  • Central de atendimento (demais localidades): 0800 702 3535
  • Central de atendimento (pessoas com deficiência auditiva e de fala): 0800 723 5007
  • SAC (capitais e regiões metropolitanas): 0800 762 7777
  • SAC (clientes no exterior): +55 11 3012 3336
  • SAC (pessoas com deficiência auditiva e fala): 0800 771 0401
  • WhatsApp: +55 11 4004 3535

Cabe ressaltar que a central de atendimento funciona de segunda a sexta, das 6h às 22h, no sábado, das 8h às 19h, e no domingo, das 9h às 16h. Para clientes Select, o telefone está disponível 24 horas por dia.

O SAC ainda conta com um canal de atendimento em libras, disponível de segunda a sexta, das 8h às 20h, acessível pelo celular, computador ou tablet: octagora.com/s/StderLibrs

Em caso de Pix feito por engano

O MED não é aplicado para devolução do Pix enviado por engano. Mas existem alguns procedimentos para recuperar o dinheiro nesses casos, como entrar em contato com quem recebeu o valor e procurar a instituição financeira, por exemplo.

Faça um BO Digital

Em caso de golpe, também é importante registrar um boletim de ocorrência online através da delegacia virtual do seu estado. Veja como abrir um BO online.