Mastercard mostra plataforma de pagamentos integrada a qualquer dispositivo

Por Felipe Demartini | 14 de Julho de 2016 às 13h34
TUDO SOBRE

MasterCard

Em evento no começo da tarde desta quinta-feira (14), a Mastercard anunciou o que, para ela, representa o futuro das tecnologias de pagamento. O Masterpass, um sistema móvel que já está disponível em mais de 30 países, está prestes a ganhar uma atualização que o tornará muito mais versátil e intuitivo, e acima de tudo, disponível em praticamente todos os dispositivos utilizados pelo consumidor.

Isso significa que não apenas celulares e computadores fazem parte disso, mas também robôs, geladeiras conectadas e até mesmo redes sociais. A ideia da empresa é permitir que os clientes realizem pagamentos de qualquer lugar, no momento em que quiserem e da forma como desejarem. A companhia acredita tanto nessa revolução que aposta até que ela se transformará em verbo, o “Masterpassar”, indicando uma compra realizada por meio da plataforma.

Se a nomenclatura vai pegar ou não, ainda não dá para saber, mas é fato que a tecnologia exibida pela Mastercard em Nova York é impressionante. A nova versão será lançada em breve, inicialmente nos Estados Unidos e Europa, e investe fortemente nas parcerias com desenvolvedores, redes de lojas e instituições financeiras – que, inclusive, são um dos pontos principais do que a companhia está chamando de sua maior transição, envolvendo também uma mudança completa de identidade visual.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O motor dessa mudança serão os bancos, que poderão oferecer o Masterpass a partir de seus próprios aplicativos de internet banking. Com isso, toda a operação pode ser realizada com um único clique, uma vez que todas as informações financeiras, pessoais e de verificação de um cliente já estão disponíveis ali. Basta que ele habilite a funcionalidade para que ela já comece a funcionar com todos os seus cartões de crédito. Caso alguém utilize mais de uma instituição, é só fazer o mesmo com todas elas para que os dados estejam unificados em um único lugar.

Masterpass

A proteção das transações também se apoia fortemente nas parcerias, não apenas com os bancos, mas também com as fabricantes de dispositivos. O Masterpass não armazena informações no próprio dispositivo nem a transfere para os comerciantes, com todo o trabalho de autenticação e validação sendo feitos pela instituição financeira. Ao usuário, basta que ele se lembre de sua senha do internet banking para que todo o processo seja realizado.

Na visão de Craig Vosburg, presidente da Mastercard para a América do Norte, o Masterpass é uma ferramenta para o futuro do comércio, não apenas o eletrônico, mas em todas as suas vertentes. “Vamos permitir que os clientes paguem onde quiserem, a qualquer momento, criando um mercado mais conectado e com novas possibilidades”, afirmou, citando este como o momento mais importante na história da companhia.

Apesar de o Masterpass ter como grande foco a facilitação da experiência para o usuário, entretanto, por trás dos panos, a Mastercard também exibe um carinho pelos comerciantes. Vosburg deixou claro que, além da simplicidade, uma das ideias da companhia é garantir o sucesso de seus parceiros comerciais, e sendo assim, a colaboração e a participação deles é essencial.

Masterpass

Por isso mesmo, a companhia anunciou que as APIs para integração com o Masterpass já estão disponíveis, mas uma demonstração ao vivo não deu muito certo. Em um momento que deixou o diretor de inovação da Mastercard, Garry Lions, visivelmente nervoso, uma tentativa de pagamento por meio do Facebook Messenger não pode ser completada.

Entretanto, no evento, estavam à disposição robôs, geladeiras inteligentes e totens que, a empresa prometeu, eram totalmente funcionais. Ali, também eram exibidas algumas das parcerias da Mastercard no âmbito comercial, como JetBlue, Coca-Cola e a rede de restaurantes The Cheesecake Factory.

O Masterpass, em sua versão original, já está disponível no Brasil e funciona em grandes redes como CVC, Livraria Cultura, Renner e Ricardo Eletro. Entretanto, não se sabe ao certo quando as novidades anunciadas agora chegarão por aqui.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.