Mastercard mostra plataforma de pagamentos integrada a qualquer dispositivo

Por Felipe Demartini | 14.07.2016 às 13:34 - atualizado em 15.07.2016 às 10:30

Em evento no começo da tarde desta quinta-feira (14), a Mastercard anunciou o que, para ela, representa o futuro das tecnologias de pagamento. O Masterpass, um sistema móvel que já está disponível em mais de 30 países, está prestes a ganhar uma atualização que o tornará muito mais versátil e intuitivo, e acima de tudo, disponível em praticamente todos os dispositivos utilizados pelo consumidor.

Isso significa que não apenas celulares e computadores fazem parte disso, mas também robôs, geladeiras conectadas e até mesmo redes sociais. A ideia da empresa é permitir que os clientes realizem pagamentos de qualquer lugar, no momento em que quiserem e da forma como desejarem. A companhia acredita tanto nessa revolução que aposta até que ela se transformará em verbo, o “Masterpassar”, indicando uma compra realizada por meio da plataforma.

Se a nomenclatura vai pegar ou não, ainda não dá para saber, mas é fato que a tecnologia exibida pela Mastercard em Nova York é impressionante. A nova versão será lançada em breve, inicialmente nos Estados Unidos e Europa, e investe fortemente nas parcerias com desenvolvedores, redes de lojas e instituições financeiras – que, inclusive, são um dos pontos principais do que a companhia está chamando de sua maior transição, envolvendo também uma mudança completa de identidade visual.

O motor dessa mudança serão os bancos, que poderão oferecer o Masterpass a partir de seus próprios aplicativos de internet banking. Com isso, toda a operação pode ser realizada com um único clique, uma vez que todas as informações financeiras, pessoais e de verificação de um cliente já estão disponíveis ali. Basta que ele habilite a funcionalidade para que ela já comece a funcionar com todos os seus cartões de crédito. Caso alguém utilize mais de uma instituição, é só fazer o mesmo com todas elas para que os dados estejam unificados em um único lugar.

Masterpass

A proteção das transações também se apoia fortemente nas parcerias, não apenas com os bancos, mas também com as fabricantes de dispositivos. O Masterpass não armazena informações no próprio dispositivo nem a transfere para os comerciantes, com todo o trabalho de autenticação e validação sendo feitos pela instituição financeira. Ao usuário, basta que ele se lembre de sua senha do internet banking para que todo o processo seja realizado.

Na visão de Craig Vosburg, presidente da Mastercard para a América do Norte, o Masterpass é uma ferramenta para o futuro do comércio, não apenas o eletrônico, mas em todas as suas vertentes. “Vamos permitir que os clientes paguem onde quiserem, a qualquer momento, criando um mercado mais conectado e com novas possibilidades”, afirmou, citando este como o momento mais importante na história da companhia.

Apesar de o Masterpass ter como grande foco a facilitação da experiência para o usuário, entretanto, por trás dos panos, a Mastercard também exibe um carinho pelos comerciantes. Vosburg deixou claro que, além da simplicidade, uma das ideias da companhia é garantir o sucesso de seus parceiros comerciais, e sendo assim, a colaboração e a participação deles é essencial.

Masterpass

Por isso mesmo, a companhia anunciou que as APIs para integração com o Masterpass já estão disponíveis, mas uma demonstração ao vivo não deu muito certo. Em um momento que deixou o diretor de inovação da Mastercard, Garry Lions, visivelmente nervoso, uma tentativa de pagamento por meio do Facebook Messenger não pode ser completada.

Entretanto, no evento, estavam à disposição robôs, geladeiras inteligentes e totens que, a empresa prometeu, eram totalmente funcionais. Ali, também eram exibidas algumas das parcerias da Mastercard no âmbito comercial, como JetBlue, Coca-Cola e a rede de restaurantes The Cheesecake Factory.

O Masterpass, em sua versão original, já está disponível no Brasil e funciona em grandes redes como CVC, Livraria Cultura, Renner e Ricardo Eletro. Entretanto, não se sabe ao certo quando as novidades anunciadas agora chegarão por aqui.