Mastercard apresenta nova identidade visual
Por Felipe Demartini | 14 de Julho de 2016 às 12h58
Uma das marcas mais tradicionais do mundo está ganhando uma nova cara. A MasterCard anunciou, no início da tarde desta quinta-feira (14), uma nova identidade visual que vai permear todos os seus produtos, desde os tradicionais cartões de crédito e débito até comunicações visuais, aplicativos e outros produtos.
E a primeira mudança, antes mesmo que você dar uma olhada na nova logo, já aparece no nome. Para a companhia, em uma era digital, o foco dos sistemas de pagamento já está se afastando cada vez mais dos cartões e, com isso, foi-se a letra C maiúscula na nomenclatura da marca. Agora, ela atende apenas como Mastercard, e deseja se posicionar como uma empresa mais conectada e moderna.
Tudo isso, entretanto, sem perder a tradição. Como Raja Rajamannar, diretor de marketing da empresa, deixou claro, o maior desafio dessa mudança foi inovar sem deixar as tradições de lado. A ideia é permitir que as pessoas continuem a reconhecer a marca Mastercard mesmo que não vejam seu nome escrito. A solução encontrada é a que pode ser vista abaixo.
Investindo em conceitos de design mais modernos, com cores e desenhos mais sólidos, o novo logo perde as linhas que conectavam os dois círculos um ao outro. Além disso, a forma também aparecerá sobre imagens de divulgação e estará presente em eventos e materiais de pontos de venda, de forma a deixar clara a presença da marca em um local, mas de maneira simples e objetiva, sem “jogar” a logo na cara das pessoas.
Craig Vosburg, diretor da empresa para a América do Norte, diz que a transição é a maior já realizada pela empresa, no momento mais importante de sua história. O executivo comparou a alteração às mudanças na paisagem urbana da cidade de Nova York, onde aconteceu o evento de apresentação da nova marca. A megalópole está claramente evoluindo dia após dia, mas sem perder os traços reconhecíveis que a tornaram mundialmente famosa.
“Estamos evoluindo a marca da mesma forma que evoluímos nossa companhia”, afirmou Vosburg, indicando que a tendência da Grande Maçã é a mesma que a Mastercard deseja seguir neste momento. A mudança tem efeito imediato e deve começar a aparecer primeiro em materiais promocionais e aplicativos. Com o tempo, cartões renovados passarão a chegar também com o novo logo, que vale para todas as operações globais, até que a nova identidade substitua completamente a antiga.