Publicidade

Imposto de Renda 2022: 5 aplicativos que ajudam você a fazer a declaração

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Abril de 2022 às 21h30

Link copiado!

Pixabay/joelfotos
Pixabay/joelfotos

A declaração de imposto de renda é um "mal necessário": por mais trabalhoso que possa ser em muitos casos, é um domcumento essencial que todo copntribuinte brasileiro deve enviar anualmente à Receita Federal. No passado isso era ainda pior, pois tudo era feito manualmente. Agora a tecnologia dá uma boa ajuda.

Veja abaixo alguns programas e aplicativos que ajudam você a elaborar a declaração. Há os oficiais da própria Receita Federal, mas os de terceiros também podem ser eficazes para investidores.

Programa Gerador da Declaração

Continua após a publicidade

Este é o programa oficial da Receita Federal, portanto o único capaz de produzir e enviar sua declaração de imposto de renda, além da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País. Também é ele que cria e envia declarações retificadoras do IR, em caso de haver falhas ou omissões no documento original, detectadas tanto pelo contribuinte quanto pela Receita na malha fina.

Alguns de seus recursos são a entrega da declaração, preenchimento parciamente automático de dados (com base em declarações antigas salvas no aparelho); recebimento de alertas sobre a situação da declaração; e área de ajuda com perguntas respondidas sobre o IRPF, entre outros.

Ele pode ser baixado no site da Receita Federal. Também há a versão online Meu Imposto de Renda no site e-CAC, além de apps para celular e tablet.

Carnê-Leão

Continua após a publicidade

Mais um programa oficial da Receita, mas voltado a quem recebe rendimentos de outra pessoa física ou do exterior, como alugueis, pensões, arrendamento e trabalho sem vínculo empregatício. Também vale para funcionários públicos da justiça, independentemente de a fonte dos rendimentos ser pessoa física ou jurídica.

O Carnê-Leão é o imposto sobre a renda que deve ser pago mensalmente nos casos acima. A plataforma emite o DARF para pagar o carnê-leão, além de manter o registro dos rendimentos mensais usados no cálculo. Esses registros poderão ser importados para a declaração de pessoa física, facilitando o preenchimento. Também está online, no e-CAC.

Grana

O aplicativo da fintech Grana Capital voltado a investidores extrai automaticamente dados de suas operações na B3 após o login na plataforma da Bolsa de Valores brasileira. Ele calcula dados de outros investimentos e que precisem ser informados na declaração do IR, além de verificar gratuitamente se há pendências tributárias relacionadas aos investimentos.

Continua após a publicidade

myProfit

Este planejador financeiro mostra sua carteira de investimentos online e também facilita seu processo de declaração do IRPF. Ele faz a apuração mensal do imposto de renda para investidores, com direito a emissão do DARF para pagar tributos. Além disso, explica o cálculo dos impostos que incidem sobre as operações na B3 e oferece um relatório sobre a declaração. Ele tem versões gratuita e paga, mas o recurso para IR só existe na paga, com valor a partir de R$ 199 por ano.

DeclareFacil

Continua após a publicidade

Mais um app para investidores, ele informa o valor devido de impostos para cada ativo financeiro e realiza o cálculo e emissão dos respectivos DARFs. Ele não precisa ser baixado, mas há versão app para celulares. A plataforma promete outras vantagens, como preenchimento inteligente em até 15 minutos, tutoriais em todas as etapas, checagem de informações e consulta ao processamento e liberação da restituição.

Fonte: EstadãoSeu Dinheiro, Receita Federal (1, 2), Money Times, myProfit