Publicidade

Huawei rouba mercado da Apple na China e receita dispara

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Huawei
Huawei
Tudo sobre Huawei

A Huawei viu suas receitas aumentarem pelo sexto trimestre consecutivo. Os resultados foram divulgados em um contexto marcado pela recuperação de mercado da empresa na China, onde tomou parte da fatia de mercado da Apple.

De acordo com resultados financeiros divulgados pela companhia, as receitas registradas no segundo trimestre deste ano foram de 239 bilhões de yuan, algo equivalente a R$ 190 bi em conversão direta.

Trata-se de um aumento de 33,7% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Já o lucro líquido implícito foi de 35,5 bilhões de yuan (~R$ 28 bi), uma queda de 18,6% em comparação com o segundo trimestre de 2023. No entanto, no ano anterior a empresa tinha registrado ganhos com alienações e parcelas relacionadas à venda da Honor, ocorrida em 2020.

As vendas de celulares da Huawei na China cresceram em até 50% no último trimestre. Em conjunto com o crescimento de outras chinesas, os resultados fizeram a Apple cair para o sexto lugar entre as marcas mais populares por lá.

Entre outros motivos, o crescimento da Huawei é explicado pelo desenvolvimento de novos processadores próprios da linha Kirin, capazes de funcionar com 5G e entregar performance comparável a plataformas Qualcomm de poucos anos atrás.

Portanto, a empresa se mostra cada vez mais capaz de produzir seus smartphones apenas com peças supostamente desenvolvidas e fabricadas na China, reduzindo a dependência dos Estados Unidos e os prejuízos por conta de sanções impostas desde 2019.

Já a Apple viu suas vendas na China caírem em 6,5% apenas durante o último trimestre. As dificuldades da Maçã encolheram as previsões de crescimento em escala global, já que se trata de um mercado extremamente representativo.

No momento, entusiastas aguardam para ver como virá a próxima geração de plataformas Kirin, que deve chegar com a linha Mate 70 de smartphones. Especula-se que os celulares sejam apresentados no último trimestre deste ano, mas o provável visual dos dispositivos já foi revelado.

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg