Google Maps em 10 dicas indispensáveis de uso

O Google Maps é, de longe, um dos produtos mais interessantes do Google por diversos motivos. Seja pelos seus recursos básicos, como encontrar endereços específicos e verificar trajetos e distâncias entre dois ou mais pontos, ou pelos avançados, como a visão de satélite e o Street View, o recurso se destaca com facilidade neste mercado.

Além disso, se você tem o Maps no seu smartphone - algo padrão para quem usa Android -, é possível usá-lo como GPS gratuito. Recentemente, o app ganhou novas funções e recebe informações sobre radares e limites de velocidade, funcionando de maneira quase semelhante ao Waze.

Enfim, não importa o dispositivo usado nem o motivo pelo qual você utiliza o Maps, o fato é que o serviço está repleto de recursos para facilitar a sua vida. Pensando em quem quer ter todo tipo de informação sobre mobilidade na palma da mão, reunimos 10 dicas para você aproveitar melhor o Google Maps e todas as suas funcionalidades.

1. Dicas Google Maps: limite de velocidade e radar

Essa função foi herdada do Waze e permite que o usuário possa acompanhar o limite de velocidade de ruas e avenidas durante seu trajeto de carro. Essa função, assim como o alerta para radares, estão disponíveis em todo país.

Vale lembrar, porém, que o limite de velocidade só pode ser consultado enquanto o veículo ou o usuário estiver em movimento, enquanto os radares podem ser consultados a partir de qualquer lugar.

O mais interessante é que há ainda um menu com símbolo de "+" no canto superior direito onde é possível adicionar alertas manualmente, sejam de acidentes ou de novos radares.

2. Dicas Google Maps: medir distâncias

Se você sempre quis saber a distância exata entre a sua casa e o seu local de trabalho, ou então entre duas cidades, dois bairros, dois países e até mesmo dois continentes, seus problemas acabaram: o Google Maps conta com uma função específica para isso. Clique e defina um alfinete para o local de sua preferência e acesse o menu que traz detalhes do local, como na primeira imagem.

A opção de medir distância aparece acima da foto do local: basta clicar e uma tela aparecerá, onde você terá que selecionar outro local para que o Maps calcule a distância entre o primeiro e este segundo ponto.

3. Dicas Google Maps: usando o Google Assistente

Sabia que você pode usar o Google Assistente enquanto está usando o Maps? Essa opção é interessante para que o condutor possa enviar mensagens, atender ligações ou controlar a reprodução de músicas sem soltar as mãos do volante - ou do guidão.

Com o Google Maps aberto, clique no menu com três traços no canto superior direito e vá até a seção "Configurações". Ao entrar nesse menu, selecione "Configuração de navegação" e depois "Detecção do comando Ok, Google".

Dentro desse menu você precisa ativar as opções "Acessar com o Voice Match" e "Resultados pessoais na tela de bloqueio".Feito essas etapas, basta usar o Google Maps e, quando precisar, fale o comando "Ok, Google" para executar outra tarefa, como fazer uma ligação, mandar uma mensagem ou aumentar o brilho da tela, por exemplo.

4. Dicas Google Maps: trocar de conta com um clique

Essa dica não vale apenas para o Maps, como para outros serviços do Google, onde você pode ver a foto da sua conta na parte superior do aplicativo (geralmente ao lado da barra de buscas, como no Gmail, por exemplo).

Para trocar de conta, basta arrastar o ícone onde é exibido seu avatar para cima e automaticamente o aplicativo irá abrir outro e-mail que você tem cadastrado no mesmo serviço. Assim, simples e prático.

5. Dicas Google Maps: baixar mapas offline

Essa pode ser a função mais interessante do Maps para diferentes tipos de uso, como quando você sabe que irá passar por uma região sem cobertura de internet, ou ficará sem sinal por um tempo ou apenas quer economizar dados: Faça o seguinte: acesse o menu na lateral esquerda do Google Maps deslizando para direita, e depois clique em "Mapas offline".

Uma nova tela se abrirá e você pode selecionar a região que deseja fazer o download completo. Feito isso, clique em no botão de download e aguarde. Nessa mesma tela você pode gerenciar outros pontos que você já baixou.

6. Dicas Google Maps: atraso em lotações, ônibus e metrôs

De acordo com o Google, a cidade de São Paulo tem duas das três linhas de trens mais movimentadas do mundo. Pensando em otimizar a experiência do usuário com o transporte público de cidades superlotadas, a gigante das buscas implementou no Maps a função de previsão de lotação para ônibus, trens e metrôs.

Infelizmente, este recurso está disponível apenas em cidades selecionadas, mas funciona em toda a cidade de São Paulo. Vale lembrar que o Maps exibe uma previsão, ou seja, uma estimativa do tempo que o ônibus chegará ao ponto que você quer, visto que essa informação é coletada com base no feedback dos usuários dessas linhas e não em tempo real.

Para usar o recurso, basta criar uma rota e selecionar o ícone de transporte urbano, o segundo ao lado do carro. Uma rota será exibida com o trajeto detalhado e você conseguirá ver alertas destacados em vermelho onde há possibilidades de atrasos. Clique na linha desejada para ver mais detalhes e previsões.

7. Dicas Google Maps: mapas em modo noturno

Uma alternativa para quem usa o Maps em ambientes pouco iluminados é o mapa em modo noturno. Quem dirige com o celular fixado no painel do veículo também pode achar essa opção interessante pois o modo escuro deixa a tela do aparelho menos visível, o que diminui a distração do motorista. Para ativá-lo, vá até o menu de "Configurações" e selecione "Configurações de navegação".

Vá até o final da próxima tela e selecione "Noite" na opção "Esquema de cores". Pronto! Sempre que você usar o Maps como GPS o mapa será exibido no modo escuro.

8. Dicas Google Maps: adicione paradas em uma rota

Sabe quando você está seguindo uma rota para um lugar e a fome aperta? Pois bem, saiba que você pode, por exemplo, adicionar uma parada no seu trajeto em direção ao seu fast food mais querido. É claro que você pode colocar outros estabelecimentos na rota, como postos de gasolina, escolas, condomínios e outros pontos.

Para isso, o que você precisa fazer é traçar uma rota e clicar no menu com os três pontos no canto superior direito. Clique em "Adicionar parada" e pesquise pelos locais onde você quer parar durante seu trajeto.

9. Dicas Google Maps: ponto de ônibus mais próximo

Não existe situação mais embaraçosa do que estar num lugar e não saber onde está o ponto de ônibus mais próximo. No Google Maps, no entanto, este não é um problema. Abra o aplicativo e pesquise por "ponto de ônibus". Feito isso, um novo mapa do local onde você está será aberto com todas as opções acessíveis próximas.

Clique em uma delas e a rota aparecerá automaticamente e, dependendo da região, os detalhes das linhas que atendem o bairro e o tempo de chegada do ônibus também será exibido.

10. Dicas Google Maps: consulte a sua linha do tempo

Por fim, mas não menos importante, temos função de linha do tempo, onde você pode encontrar um resumo de todas as informações que você pesquisou no Google Maps. No menu lateral do app, deslizando com o dedo da esquerda para direita, basta tocar em "Linha do Tempo". O que você pode ver nesse painel são os locais por onde você passou e suas respectivas datas, bem como cidades e lugares que você frequentou ou traçou rotas.

O mais interessante da Linha do Tempo são os guias de compras ou de roteiros temáticos que o próprio Maps cria automaticamente. Você pode, por exemplo, usar esse mesmo painel para ver quais atrações e restaurantes estão acessíveis em determinado bairro ou cidade que você pretende ir.

Você já conhecia essas dicas? Tem outro recurso do Maps que você gosta e quer compartilhar com a gente?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.