Guia completo: como usar o Google Maps

Por Douglas Ciriaco

O Google Maps é, de longe, um dos produtos mais interessantes do Google por diversos motivos. Seja pelos seus recursos básicos, como encontrar endereços específicos e verificar trajetos e distâncias entre dois ou mais pontos, ou pelos avançados, como a visão de satélite e o Street View, ele se destaca com facilidade neste mercado.

Além disso, se você tem o Maps no seu smartphone — algo padrão para quem usa Android —, é possível usá-lo como GPS gratuito. Recentemente, ele ganhou novas funções e recebe informações sobre o trânsito, funcionando de maneira quase semelhante ao Waze.

Enfim, não importa o dispositivo usado nem o motivo pelo qual você utiliza o Maps, o fato é que o serviço está repleto de recursos para facilitar a sua vida. Nós elaboramos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o Google Maps. Confira.

Acessando o Maps

Ao digitar maps.google.com em seu navegador, você é levado à tela inicial do serviço. Ele identifica a sua localização, então a “página inicial” do Maps varia de acordo com o local de onde ele é acessado.

Como usar o Google Maps

Procurando por um endereço

A principal utilização do Maps é a busca por endereços. Se você o acessa a partir de um computador, independentemente do navegador e do sistema operacional, basta digitar o endereço que deseja encontrar no campo de buscas, localizado à esquerda, no topo da tela.

Para fazer uma busca, você tem várias opções: pesquisar pelo nome de uma cidade ou bairro, digitar o endereço exato do seu destino ou ainda buscar pelo nome de um estabelecimento comercial, praça ou parque.

Como usar o Google Maps

Além disso, você pode fazer buscas genéricas usando termos como “hotéis”, “pizzarias”, “farmácias”, “cinemas” e por aí vai. É um jeito bem interessante de descobrir lugares na região em que você se encontra durante uma viagem, por exemplo.

Como usar o Google Maps

Traçando rotas

Ao encontrar um endereço, você também conta com diversas opções sobre o que fazer. Se desejar traçar uma rota de onde você se encontra agora para o destino pesquisado, clique em “Rotas”.

Como usar o Google Maps

Note que é possível alterar o local de saída e também o destino. Usando os botões presentes no topo da janela de resultados, você pode alterar o meio de locomoção entre os destinos — na ordem em que aparecem: carro, transporte público, a pé, bicicleta e avião.

Como usar o Google Maps

Além de digitar o local manualmente, você pode indicá-lo diretamente no Maps. Encontre o local de saída e clique com o botão direito do mouse sobre ele. No meu que se abre, escolha a opção “Rotas a partir daqui”.

Como usar o Google Maps

É comum que o Maps mostre sempre mais de uma opção de rota, exibindo por padrão a mais rápida para o horário atual. Clicando sobre o menu com o relógio, você pode alterar o horário para verificar a variação de trânsito e, assim, traçar a sua rota com mais precisão e não ter nenhuma surpresa desagradável.

Como usar o Google Maps

Isso é possível porque o Maps acumula informações sobre o tráfego da região. Ou seja, ele sabe qual é o fluxo de veículos para um determinado local em um determinado horário, ajudando você a ter uma ideia a respeito disso.

Informações sobre o transporte público

Há relativamente pouco tempo, o Google começou a implementar em algumas cidades brasileiras um serviço muito bem-sucedido lá fora: o de informações sobre o transporte público. Ao traçar uma rota entre dois lugares, é possível navegar para a aba do transporte público.

Como usar o Google Maps

Ao fazer isso, o Maps traça várias rotas entre onde você está e onde você deseja ir. Além disso, ele reúne informações precisas sobre qual ônibus, trem ou metrô você deve pegar, quais os horários de saída e até mesmo onde estão os pontos ou estações mais próximos de você. Clique sobre a opção “Detalhes” para ver esse menu de forma mais detalhada.

Salvando locais

O Google Maps serve para você se locomover, certo? Então, ele oferece recursos extras para facilitar a organização de seus trajetos. Quando você encontra um lugar, é possível salvá-lo em seus favoritos para acesso rápido posterior. Então, encontre um destino no mapa e clique em “Salvar”.

Como usar o Google Maps

Estas informações ficam armazenadas em sua conta do Google. Para acessar esta e outras opções, clique sobre o botão de menu — ícone em forma de três barras localizado no canto superior esquerdo, antes da barra de busca.

Alterando o modo de visualização

Por padrão, o Maps exibe as imagens em formato de mapa, como se você folheasse aqueles guias telefônicos antigos. Porém, ele conta com outras formas de exibição, sendo a mais conhecida e famosa de todos o Google Earth. Para acessá-la, basta clicar sobre o quadrado localizado no canto inferior esquerdo da tela:

Como usar o Google Maps

Para retornar ao modo Mapa, clique sobre o botão localizado no mesmo lugar:

Como usar o Google Maps

Mas há ainda outras opções. Clique sobre o botão de menu para abrir a aba lateral do Maps:

Como usar o Google Maps

Ali, você conta com cinco opções distintas de filtros que podem ser exibidos no seu mapa:

Como usar o Google Maps
  1. Earth – Ativa novamente o modo de visualização Google Earth;
  2. Trânsito – Filtro que mostra o nível de tráfego de veículos nas ruas de um bairro ou cidade, ideal para quando você vai sair de casa e quer saber como está o trânsito;
  3. Transporte público – Exibe informações acerca do transporte público de uma cidade — ônibus, metrô, trem e o que mais houver;
  4. Bicicleta – Ideal para os ciclistas, mostra a malha de ciclofaixas e ciclovias de uma região;
  5. Terreno – Neste filtro, você vê na tela as variações de relevo de uma região.

Google Street View

Uma das funções mais legais do Google Maps, o Street View permite a você caminhar virtualmente por várias cidades ao redor do mundo. Além da face lúdica deste recurso, ele é bastante útil, afinal fica mais fácil encontrar um endereço quando você vê exatamente a fachada do lugar, por exemplo.

Para usá-lo, clique e arraste o bonequinho presente no canto inferior esquerdo da tela. Ao fazer isso, note que as algumas ruas ganham um contorno azul, isso significa que é possível usar o Street View nelas.

Como usar o Google Maps

Solte o bonequinho sobre um destes espaços e comece a navegar.

Como usar o Google Maps

Depois, é só usar o cursor do mouse para caminhar pela cidade. Alguns locais, como estádios de futebol, shoppings, auditórios, parques e praças permitem a você ir ainda mais além, visitando-os virtualmente por meio do Maps — clique aqui para conferir a lista completa de Indoor Maps.

Como usar o Google Maps

Mostrar o seu local

Se você deseja se encontrar no Mapa, use o botão “Mostrar meu local”, presente no canto inferior direito da tela.

Como usar o Google Maps

Medir distâncias

Se você sempre quis saber a distância exata entre a sua casa e o seu local de trabalho, ou então entre duas cidades, dois bairros, dois países e até mesmo dois continentes, seus problemas acabaram: o Google Maps conta com uma função específica para isso.

Clique com o botão direito do mouse sobre um dos pontos e então selecione a opção “Medir distância”.

Como usar o Google Maps

Depois, clique sobre qualquer ponto para que seja traçada uma régua e, assim, surjam na tela as informações sobre a distância.

Como usar o Google Maps

Explore o melhor do mundo

Além do Google Earth e dos Indoor Maps, o Google Maps traz também outra função bem interessante para quem quer explorar o mundo a partir da tela do computador: o Google Treks. Nele, você visita virtualmente alguns lugares incríveis da Terra, como as Pirâmides de Gizé, no Egito; os templos antigos e as árvores de Angkor Wat; o Taj Mahal, na Índia; o Monte Fuji, no Japão e muito, mas muito mais.

Como usar o Google Maps

Sem dúvida, o Treks não fica devendo em nada no quesito diversão para as demais ferramentas do Google Maps. Clique aqui para acessar a lista de locais onde ele está disponível.