Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google sofre nova ação antitruste nos EUA sobre diretrizes da Play Store

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Julho de 2021 às 16h20

Link copiado!

Shiwa ID/Unsplash
Shiwa ID/Unsplash
Tudo sobre Google

Mais um processo por práticas anticompetitivas contra o Google chegou à Justiça norte-americana. A ação foi apresentada em um tribunal da Califórnia na quarta-feira (7) por procuradores estaduais. As acusações são relacionadas a violações das leis antitruste na Play Store, a loja de aplicativos do sistema Android.

Para as autoridades, a cobrança de 15% ou 30% nas transações da plataforma é uma prática desleal. Em agosto de 2020, a Epic Games, criadora de Fortnite, processou o Google por aumento de preços para os consumidores, mas a ação teve menos repercussão que a disputa da empresa com a Apple.

Continua após a publicidade

Como o Android permite a instalação de programas fora da Play Store, o Google sofre menos pressão dos reguladores que a Apple. E foi justamente esse o argumento da companhia para se defender das acusações das autoridades americanas: a marca alega que o Android proporciona competitividade na instalação de apps.

As autoridades governamentais já acionaram a empresa por monopólio irregular em mecanismos de buscas no fim de 2020, bem como por manipular o mercado de publicidade e usar seu poder de mercado para impedir a concorrência.

Ainda na quarta-feira (7), o Google foi acusado de censura por Donald Trump, ao lado de Facebook e Twitter. O ex-presidente americano se refere às decisões das plataformas de restringir sua atuação.

Fonte: G1