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Google pode se beneficiar das novas regras de privacidade do iOS; entenda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Maio de 2021 às 21h00

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Divulgação/Apple
Divulgação/Apple

A nova política de privacidade instituída pelo iOS 14.5 pode custar bilhões de dólares em receitas de publicidade se a tendência inicial de queda nos gastos persistir. Os anunciantes e desenvolvedores de aplicativos relatam ter sofrido uma queda considerável após a introdução dos recursos antirrastreamento da Apple. Esse efeito fez com que os anunciantes do iPhone e iPad começassem a migrar seu orçamento para o Android.

Segundo a empresa de publicidade Blis, o custo dos anúncios caiu 11% quando voltados para usuários que impediram as empresas de rastrear suas atividades. O estudo demonstra que essa desaceleração foi mais acentuada em determinados países do que em outros, como no Reino Unido, onde a queda chegou a 36% — o levantamento, infelizmente, não inclui dados do Brasil.

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Outro estudo parece confirmar as preocupações na indústria de publicidade: algumas empresas já estão dispostas a gastar mais dinheiro no Android. Todos os parceiros da Post-IDFA Alliance relatam um aumento nos gastos com Android nas duas semanas após o lançamento do iOS14.5, com percentuais que variam entre 8,29% e 21%.

A tendência sugere que os profissionais de marketing podem estar gastando mais na aquisição de usuários, se combinados os números do iOS e do Android. O temor é que esse custo comece a ficar menor no Android, o que afastaria com ainda mais intensidade os anunciantes da Apple.

Negativa ao rastreamento de dados

A Apple apresentou o iOS 14.5 ao público em abril e apresentou o App Tracking Transparency (ATT), cuja função é permitir que os usuários optem ou não pelo rastreamento da sua atividade em aplicativos e sites de terceiros. Se não autorizada, os anúncios continuam sendo exibidos, mas de forma menos direcionada, o que gera um engajamento menor do potencial cliente.

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Pesquisa conduzida pelo portal iMore em abril sugere que apenas 2% dos usuários iOS selecionariam a opção para permitir o rastreamento. Alguns (22%) afirmaram que dependeria de qual aplicativo estava fazendo a pergunta, mas 71,6% dos usuários disseram que iam negar o pedido.

Por enquanto, ainda não houve manifestação da Apple sobre essa suposta queda, mas há quem aposte que a companhia planeja expandir o seu serviço de anúncios, no qual os desenvolvedores podem pagar para ter seus aplicativos anunciados na guia de pesquisa da App Store. Até o momento, contudo, isso não passa de um rumor.

Será que os anunciantes vão mesmo migrar para o Android? Você autorizou o rastreamento de dados no novo iOS? Deixe o seu comentário abaixo.

Fonte: Post-IDFA Aliance, iMore