Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google apresenta 3 IAs para revolucionar o mercado corporativo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Maio de 2023 às 15h05

Link copiado!

Freepik
Freepik
Tudo sobre Google

O Google anunciou o lançamento de três modelos de inteligência artificial para oferecer mais possibilidades de criação de conteúdo. O anúncio foi feito durante a conferência Google I/O nesta quarta (10) e tem como foco a oferta de IAs personalizáveis para empresas.

A ideia é permitir a criação de códigos de programação, de imagens a partir de texto de conversão de fala em texto. Esse trio de soluções é voltado para empresas e será acessível por meio da Vertex AI, uma API voltada para incorporação de soluções do Google Cloud em interfaces de usuários.

A ideia do Google é que que qualquer companhia possa adicionar essas IAs em seus sites, aplicativos ou sistemas. Conheça a seguir os três modelos apresentados para o mercado corporativo.

Continua após a publicidade

3. Codey

O Codey é o modelo básico de conversão de texto em código de programação. O usuário apenas diz qual função precisa executar e a IA cuida de escrever ou corrigir as linhas de código em tempo real.

A solução suporta mais de 20 linguagens de codificação, incluindo Go, Google Standard SQL, Java, Javascript, Python e Typescript. É possível realizar diversas tarefas de codificação, como conclusão, geração e refinamento de códigos.

Continua após a publicidade

Segundo o Google, esse serviço é ideal para ser incorporado em kits de desenvolvimento (SDK) ou em rotinas de desenvolvedores. A ideia é permitir uma criação de códigos mais rápida, com menos erros e maior efetividade.

2. Imagen

Demonstrado no ano passado, o Imagen é um modelo de conversão de texto em imagem que permite a criação rápida de fotos em alta qualidade, GIFs e vídeos curtos para uso empresarial.

Continua após a publicidade

A ideia é parecida com DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion: descreva com palavras o que deseja para o algoritmo de aprendizagem de máquina processar uma imagem. Curiosamente, esse modelo é exclusivo para empresas, porque para o usuário comum o serviço “oficial” será o Adobe Firefly.

Com o uso do Vertex AI, organizações poderão personalizar e adaptar o serviço para gerar imagens com logotipos ou criar artes baseada em produtos existentes. Também é possível aumentar a resolução de imagens, inserir legendas ou alterar características de objetos com apenas alguns comandos.

1. Chirp

O Chirp é um modelo básico de conversão de fala em texto que pode ajudar organizações a lidarem melhor com conteúdos legendados. A ideia é possibilitar a comunicação com clientes em idiomas nativos por meio de legendas em tempo real e assistência de voz.

Continua após a publicidade

A promessa do Google é possibilitar conversas com suporte técnico em espanhol, legendas de vídeos falados em xhosa ou assistência de voz em chinês. Qualquer tarefa envolvendo fala, como o controle de acessórios como a Alexa, poderia ser feito por intermédio dessa IA.

Os desenvolvedores alegam ter treinado o modelo com “milhões de horas de áudio” para suportar 2 bilhões de parâmetros de fala. São mais de 100 idiomas disponíveis, que incluem até dialetos mais regionais, com uma precisão de até 98% de acerto no inglês e melhoria relativa de até 300% em idiomas com menos de 10 milhões de falantes.

Quando as 3 IAs chegam ao mercado?

Continua após a publicidade

O Google não revelou uma data oficial de lançamento da Vertex AI e suas APIs de integração. Segundo a companhia, ainda serão efetuados mais testes junto a organizações selecionadas para otimizar os serviços.

Todas as três soluções devem ser incluídas em recursos do Google Cloud para clientes corporativos. Basta ter uma conta válida no serviço para acessar essas e outras novidades no “pacote” do Vertex AI, que inclui ainda as tecnologias PaLM 2, Embeddings API e Generative AI Studio.