Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

4 ferramentas do Google para reduzir emissões de carbono nas empresas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Abril de 2023 às 11h00

Link copiado!

zamrznutitonovi/envato
zamrznutitonovi/envato

O Google Cloud possui uma série de soluções voltadas para empresas que desejam ser mais sustentáveis. Além dos tradicionais serviços de produtividade, como Docs e Gmail, há também quatro importantes iniciativas que podem ajudar companhias a reduzir ou neutralizar as emissões de carbono.

A seguir, você confere uma lista de ferramentas em nuvem do Google que podem ajudar empresas pequenas, médias e grandes. Como as soluções são escalonáveis, inclusive em termos financeiros, dá para companhias de vários portes tentarem neutralizar ou zerar a geração de carbono.

Continua após a publicidade

Ferramentas para “descarbonizar” as operações

As iniciativas listadas aqui estão dentro do pacote Carbon Sense, uma suíte de soluções do Google Cloud voltadas para monitoramento das emissões de carbono das empresas. Todas elas permitem o acesso compartilhado das equipes de sustentabilidade ou o desenvolvimento de relatórios.

4. Carbon Footprint (Pegada de Carbono)

A solução oferece relatórios personalizados em que empreendedores conseguem entender suas emissões de carbono associadas ao uso do Google Cloud Platform. A ferramenta permite monitorar as emissões brutas por projeto, produto e região. Assim, equipes de TI e desenvolvedores têm acesso a métricas que podem ajudá-las a melhorar a pegada de carbono.

3. Active Assist

O Active Assist é uma ferramenta que oferece recomendações de sustentabilidade, capaz de identificar projetos ociosos e ajudar na redução da pegada de carbono. Como o próprio nome sugere, é um assistente que atua de maneira ativa para trazer insights para as companhias.

2. Google Earth Engine

Com o uso das imagens do Google Earth, clientes conseguem rastrear, monitorar e prever mudanças na superfície da Terra. Segundo a companhia, isso permite economizar em custos operacionais, bem como mitigar e gerenciar melhor os riscos de uma nova frente de trabalho. O Engine é uma espécie de "versão empresarial" do Google Earth, porque oferece recursos mais amplos e adaptáveis, diferentemente da solução aberta para o público.

Continua após a publicidade

1. TraceMark

O TraceMark é uma plataforma data-driven, ou seja, totalmente guiada por dados, que ajuda empresas a entenderem melhor o impacto do fornecimento de um determinado material no meio ambiente e nas comunidades locais. Pode ser usada também para avaliar as decisões de cadeia de suprimentos ao qual cada produto fabricado está submetido, com base no risco ambiental e na potencial exploração.

Como já mencionado, as quatro soluções apresentadas ficam dentro da ferramenta Carbon Sense, do Google. Os custos variam conforme o tamanho da empresa e as necessidades. Há um plano gratuito, com pequenas limitações, para empreendedores dispostos a experimentar e ver se consegue desenvolver um projeto sustentável para a sua empresa.