Google Cloud amplia infraestrutura para atender clientes
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google Cloud anunciou novas ampliações em sua infraestrutura para melhor atender seus clientes em soluções de inteligência artificial e aprendizado de máquina. A novidade foi apresentada durante o evento o evento Next ‘23, em São Francisco (EUA).
- Nvidia lança serviço que permite usar supercomputador pelo navegador
- Cabo Firmina | Como a nova infraestrutura do Google deve beneficiar o usuário?
As novidades em infraestrutura visam aumentar a capacidade de processamento de dados na nuvem, melhorar o desempenho e o treinamento de modelos e fornecer mais segurança e integração dos sistemas.
Google Cloud moderniza infraestrutura
A modernização da infraestrutura do Google Cloud, anunciada nesta terça-feira (29), conta com:
- Cloud TPU v5e: processador com melhor custo-benefício para treinamento e inferência no trabalho com modelos de aprendizado de máquina e IA, com o dobro de eficiência em treinamento em comparação com o modelo anterior e com desempenho até 2.5 vezes melhor em inferência por dólar investido;
- A3 virtual machines: máquinas virtuais A3 equipadas com GPUs NVIDIA H100 com foco no treinamento de modelos LLM e IA generativa que oferecem um desempenho até três melhor do que a geração anterior e estarão disponíveis a partir de setembro;
- Cross-Cloud Network: uma nova plataforma para os clientes conectarem suas aplicações entre nuvens e acessarem os serviços Google com mais facilidade a partir de qualquer nuvem;
- Google Distributed Cloud: com integração de serviços do Vertex AI e AlloyDB Omni, o GDC permite agora que os clientes rodem aplicações de IA e dados de qualquer lugar;
- GKE Enterprise Edition: versão premium do GKE que permite a escalabilidade horizontal de clusters para modelos de aprendizado de máquina e inteligência artificial.
Soluções de início rápido
Além das novidades em infraestrutura, o Google Cloud liberou o acesso ao público para as ˜Soluções de início rápido˜, que visa facilitar a introdução aos serviços da companhia.
Esse recurso oferece 14 soluções pré-criadas que podem ser implementadas na fase inicial de pesquisa para um projeto, com direito a tutoriais, custos estimados e explicações sobre a arquitetura. Entre as amostras estão ferramentas de IA para resumir documentos e processar imagens.
O Google Cloud liberou também o acesso para todos os usuários ao Application Integration, uma plataforma de integração no-code que apresenta uma interface intuitiva de arrastar e soltar.
A plataforma conta com mais de 75 conectores pré-criados que podem ser linkados em serviços da empresa, como Big Query e Cloud Storage, ou em apps de terceiros como Salesforce, Oracle e SAP.
Veja também as novidades do Duet AI para Google Workspace e Cloud.