O que é Duet AI? Como funciona a inteligência artificial do Google
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Duet AI é uma ferramenta de inteligência artificial integrada aos aplicativos da suíte de produtividade do Google Workspace e ao Gmail. Esse recurso pode ser usado para criar e analisar textos, planilhas, e-mails, imagens e apresentações de slides.
O assistente por IA foi anunciado em maio de 2023, durante o evento Google I/O.
Como funciona o Duet AI
O Duet AI pode ser usado de diferentes formas em cada aplicativo de produtividade do Google. Normalmente, a inteligência artificial fica disponibilizada em uma janela na lateral da tela, com espaço para receber os prompts (comandos de texto para a IA).
Veja o que a ferramenta é capaz de fazer em cada produto:
Documentos
O Duet AI integrado ao Documentos do Google consegue criar textos a partir dos prompts de comando, com opção para ajustar o tom da mensagem e revisar documentos já existentes. Também é possível importar as informações oficiais da empresa no Workspace e gerar arquivos a partir de outras plataformas, como um e-mail do Gmail.
Apresentações
Um texto criado no Documentos do Google pode ser convertido rapidamente para um slideshow no Apresentações. Além disso, o prompt do Duet AI na ferramenta pode ser usado para criar apresentações do zero e personalizar de acordo com o design da marca.
A ferramenta também possui suporte ao “Help me visualize”, gerador de imagens por IA do Google.
Planilhas
O Duet AI no Planilhas é capaz de analisar e organizar grandes documentos com dados. Os exemplos de prompts incluem opções para classificar todos os dados, interpretar as informações de cada célula na planilha e ainda gerar arquivos com base em informações externas.
Meet
O Duet AI pode desempenhar diversas funções enquanto uma reunião acontece no Meet. As pessoas podem usá-lo para criar uma lista de pontos que precisam ser discutidos e resumir as conversas.
Gmail
As possibilidades da IA no Gmail vão além da criação de novas mensagens a partir de prompts. O recurso também pode ser usado para resumir e mencionar os pontos importantes de uma conversa longa ou criar uma página no Documentos com as informações contidas entre vários e-mails.
Google Cloud
A ferramenta de inteligência artificial também é integrada aos serviços do Google Cloud, com assistência em chat para solucionar problemas com as tecnologias de nuvem. Além disso, o Duet possui um assistente para gerar códigos em diferentes linguagens de programação.
Qual a diferença entre Duet AI e Bard?
Bard e Duet são dois produtos que simbolizam o investimento do Google em IA generativa. Porém, existem diferenças de conceito: o Duet é integrado aos serviços do Google Workspace, enquanto o Bard pode ser usado por qualquer pessoa e funciona como uma alternativa para buscas na internet, concorrendo com o ChatGPT.
O Bard também funciona de forma independente: você pode usá-lo para criar um texto ou resumir conversas longas, por exemplo, mas precisa fazer isso no respectivo app da ferramenta. O Duet, por sua vez, é um componente integrado a outros aplicativos do Google.
Duet AI e Microsoft Copilot
O assistente mais parecido com o Duet AI é o Microsoft Copilot. Da mesma forma em que o Duet é integrado para criar arquivos na suíte de produtividade do Google, o Copilot desempenha funções similares no pacote do Microsoft 365, com Excel, Teams, PowerPoint e Word.
No entanto, a Microsoft pretende usar a IA para outras funções além dos apps de trabalho, com planos para incorporá-la ao Windows 11 e ao navegador Edge. Isso permite encontrar arquivos no PC, criar textos ou imagens e ainda fazer ajustes nas configurações da máquina.
Como usar o Duet AI
As ferramentas de IA ainda estão em período de teste. Quem deseja experimentá-las precisa entrar na fila de espera do Google Workspace Labs, mas o serviço não está disponível no Brasil. Há um serviço de pré-venda do Duet para empresas, encontrado em docs.google.com, com previsão de lançamento até o final do ano.
Enquanto a ferramenta não chega por aqui, você pode conferir alguns comandos úteis para o Bard e conhecer a IA do Google.