Empresas de Tecnologias dominam ranking de marcas mais valiosas do mundo

Empresas de Tecnologias dominam ranking de marcas mais valiosas do mundo

Por Rui Maciel | 20 de Outubro de 2020 às 10h50
Divulgação/Apple

A consultoria global de marcas Interbrand divulgou nessa terça-feira (20) o seu já tradicional ranking, que leva o nome de Interbrand Best Global Brands e elege as 100 marcas mais valiosas do planeta. E as empresas de Tecnologia, mais uma vez se destacaram, com a Apple, Amazon, Microsoft, Google e Samsung ocupando as cinco primeiras posições da relação.

A Apple lidera a lista da Interbrand pelo terceiro ano consecutivo, registrando um crescimento no valor da sua marca de 38, com a mesma avaliada em US$ 322,99 bilhões. Já Amazon e Microsoft, além de ocuparem a segunda e terceira posições no pódio, são as empresas que apresentaram maior valorização na nova edição do ranking - um aumento de 60% e 53%, (US$ 200,6 bilhões e US$ 166 bilhões) respectivamente. Por fim, o Google teve uma desvalorização de 1% (US$165,4 bi), caindo da 2º para 4º colocação e a Samsung cresceu 2% (US$ 62,2 bilhões), indo da 6º para quinta posição.

Ranking da Interbrand: empresas de TI dominam (Foto: Divulgação / Interbrand)

Tecnologia domina entre os estreantes

Entre as cinco empresas que estrearam ou voltaram ao ranking da Interbrand, quatro delas pertencem ao setor de Tecnologia: Instagram (19º colocação e marca avaliada em US$ 26 bilhões), YouTube (30º - US$ 17, bi), Tesla (40º - US$ 12,7 bi) e Zoom (100º - US$ 4,48 bi).

Segundo análise da Interbrand, os novos participantes refletem, de forma geral, a tendência de uma sociedade fragmentada, no qual vemos enorme absorção de marcas que são projetadas para nos conectar. Além disso, eles
refletem a tendência mais ampla do ranking, cujo crescimento foi impulsionado, principalmente, por marcas de tecnologia, com destaque para as redes sociais e comunicação.

Entre os estreantes, redes sociais e o Zoom se destacaram (Foto: Divulgação / Interbrand)

Destaque para o Zoom, cuja capitalização aumentou em 389% em doze meses, com a receita crescendo 270% no primeiro semestre de 2020 e com a marca tendo enorme valorização graças ao uso maciço da plataforma durante a pandemia do coronavírus. Já a Tesla, mesmo sendo uma montadora de carros, ganhou destaque na área de Tecnologia, graças ao lançamento da pickup futurística Cybertruck, bem como o lançamento de serviços conectados e o projeto de lançar veículos autônomos cada vez mais perto. Com isso, sua capitalização aumentou em 769% em 12 meses, com a receita sendo ampliada em 10% nos últimos seis meses.

Valorização das marcas: empresas de Tecnologia também dominam

Por fim, entre as marcas que apresentaram maior valorização nos últimos 12 meses, as de Tecnologia dominam quase que inteiramente: dos 10 primeiros colocados, nove pertencem ao setor. Como dito antes, Amazon e Microsoft foram as que mais se valorizaram, com 60% e 53%, respectivamente, mas elas são seguidas de perto pela Spotify, com 52%. Completam o ranking:

Entre as empresas que mais se valorizaram, as de TI também dominam relação (Foto: Divulgação / Interbrand)

Para baixar o ranking completo da Interbrand, clique aqui (em inglês).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.