Disney encerra divisão de metaverso, diz jornal
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

A Disney demitiu toda a divisão dedicada ao desenvolvimento de experiências no metaverso, de acordo com uma reportagem do Wall Street Journal. A equipe de trabalho era composta por cerca de 50 pessoas e especialmente focada na elaboração de ideias e conceitos para aproveitar a propriedade intelectual da companhia na nova mídia.
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O fim do time dedicado ao metaverso da Disney faz parte da primeira leva de demissões da empresa que, em até três ondas, deve cortar até 7 mil funcionários. Os rumores acerca das demissões em massa começaram a circular pouco depois da chegada de Bob Iger à cadeira de CEO da gigante.
A Disney apresentou seus esforços na construção de um metaverso próprio em fevereiro do ano passado, meses após a empresa de Mark Zuckerberg mudar o nome de Facebook para Meta.
O time era liderado por Mike White, um antigo executivo da Disney. O foco da equipe era criar novas formas de apresentar histórias interativas em novas tecnologias usando o enorme catálogo de propriedades intelectuais da empresa. White, porém, não parece ter sido afetado pelos cortes.
A equipe ainda não tinha apresentado projetos para o público, mas já experimentava novos formatos internamente. De acordo com a reportagem, atrações inéditas para parques e esportes chegaram a ser experimentadas.
O CEO da Disney, Bob Iger, está focado em enxugar as contas da companhia e, por isso, projetos como o próprio metaverso devem ter voltado para a gaveta. Curiosamente, ele é integrante do conselho da startup Genies Inc., uma organização focada no desenvolvimento de avatares para redes sociais.
Até agora, a Disney não se manifestou sobre o assunto.
Mercado de declínio?
A Disney não é a primeira empresa a desacelerar os investimentos no metaverso. Em fevereiro, uma reportagem do site The Information apontou que a Microsoft demitiu equipe e reduziu a força de trabalho dedicada ao desenvolvimento do "metaverso corporativo".
Fonte: Wall Street Journal