Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft demite equipe e reduz esforços de metaverso, diz site

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Fevereiro de 2023 às 17h22

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft pode ter decidido interromper a aposta no metaverso para ambientes industriais. A medida chegaria apenas quatro meses após o anúncio, conforme o relato do site The Information na última quinta-feira (9). Aparentemente, o Microsoft Mesh, a versão "caseira" do metaverso para usuários comuns, ainda está mantida.

A equipe do metaverso para indústrias foi formada em outubro e teria como foco alguns segmentos específicos, tais como setor médico, serviços financeiros de varejo e setor de energia. A proposta era construir um mundo virtual persistente e acessível via internet onde funcionários poderiam se conectar para trocar ideias, fazer reuniões, apresentar projetos, socializar e se divertir.

Continua após a publicidade

A reportagem afirma que a proposta agora é priorizar iniciativas de curto prazo e que possam trazer retorno financeiro mais imediato. A equipe de 100 funcionários estaria na barca de demissões da empresa, que somam mais de 10 mil funcionários (4,5% da força total de trabalho) do mundo inteiro desde janeiro.

Atualmente, a Microsoft parece estar mais empolgada com as inteligências artificiais, especialmente com o ChatGPT. A companhia pretende otimizar sua suíte de aplicativos e o próprio Windows com IAs que executam atividades e rotinas. O mecanismo de busca Bing deve receber suporte à tecnologia de conversa GPT-4, o que pode proporcionar uma revolução nas pesquisas online.

Metaverso deixou de ser prioridade?

Esta não seria a primeira vez que a Microsoft interrompe projetos na metade do caminho. No fim de janeiro, a Gigante do Software finalizou o desenvolvimento de dispositivos de realidade virtual e mista, incluindo o óculos HoloLens. Este seria um indício de que a empresa não aposta mais no metaverso como fonte de receita para os próximos anos.

Continua após a publicidade

A Meta e a Microsoft se mostraram duas das maiores empresas entusiastas do conceito de metaverso. Embora ambas tenham mostrado com bastante empolgação suas ideias, nenhuma chegou a empolgar as pessoas de verdade.

O problema seriam as demonstrações iniciais, que se mostraram bem problemáticas e limitadas. Além disso, com o fim do lockdown e do distanciamento social, as pessoas voltaram a trabalhar presencialmente e a realizar eventos presenciais, o que teria reduzido a necessidade de um ambiente digital para tais atividades.

O Canaltech questionou a Microsoft Brasil sobre os cortes e o fim da atuação no metaverso. A empresa enviou uma nota dizendo que não comenta detalhes específicos sobre a equipe, mas que segue comprometida com o metaverso industrial.

"Estamos focando nas áreas do metaverso industrial que mais importam para nossos clientes e eles não irão notar nenhuma mudança na forma com a qual recebem o nosso suporte. Estamos ansiosos para compartilhar informações adicionais no futuro", explicou a empresa.